Resumo
A aplicação de técnicas para produção de informação gerencial e descoberta de conhecimentos em grandes bases de dados, como as existentes nos sistemas de informação do DATASUS, pode representar um avanço substancial na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Os dados da saúde pública são produzidos por vários sistemas isolados e não integrados, tornando mais difícil a tarefa de produzir informação gerencial.
Essa difi culdade motivou este trabalho, cujo objetivo é criar um ambiente (MinerSUS) para extração de informação, a partir da mineração das bases de dados do SUS no Estado de São Paulo. Nesse sentido, foi implantado um ambiente adequado às peculiaridades da Saúde Pública e dos sistemas de informações do SUS, com as seguintes características: 1) Data Warehouse (DW) reunindo e integrando os dados dos sistemas do SUS; 2) processo de coleta, limpeza, integração e carga das bases de dados do SUS no DW; 3) componente para produção de informação gerencial; 4) metodologia para identifi car o paciente em seus diversos atendimentos no Sistema Público de Saúde. Foram realizados diversos testes para avaliar a funcionalidade e a efetividade das ferramentas criadas, com ênfase em aplicações de cardiologia. Os resultados evidenciaram a efetividade das ferramentas nos aspectos mais complexos da gestão de informações para desenvolver conhecimentos, a partir das bases de dados do DATASUS.
Referências
2. Berry JA, Linoff GS. Mastering Data Mining. New York: John Wiley & Sons; 2000.
3. Berson A, Smith SJ. Data Warehousing, Data Mining, & OLAP. New York: McGraw-Hill, 1997.
4. Blane, D. Health inequality and public policy: one year on from the Acheson report. Journ Epidem Com Health 1999; 53:748.
5. DATASUS – Repositório de Tabelas. [acesso em 17 mai 2009]. Disponível em : <http://repositorio.datasus.gov.br/ repositorio>.
6. DATASUS - Serviços - Transferência de Arquivos. [acesso em 23 ago 2009]. Disponível em: < http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php?rea=0701 >.
7. DATASUS: TABNET e TABWIN. [acesso em 19 fev 2009]. Disponível em: <http://www2.datasus.gov.br/ DATASUS/index.php? area=0408>.
8. Machado JP, Silveira DP, Santos IS, Piovesan MF, Albuquerque C. Aplicação da metodologia de relacionamento probabilístico de base de dados para a identifi cação de óbitos em estudos epidemiológicos. Rev Bras Epidem 2008; 11(1):43-54.
9. Portal da Imprensa Nacional - Diário Ofi cial da União
(DOU). [acesso em 8 out 2009]. Disponível em: <http://portal.in.gov.br>.
10. Santos RS, Gutierrez MA, Tachinardi U, Furuie SS. Projeto de Data Warehouse para a Saúde Pública. Anais do IX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde 2004. 131-136.
11. Santos RS, Almeida AL, Tachinardi U, Gutierrez MA. Data Warehouse para a Saúde Pública: Estudo de Caso SESSP. Anais do X Congresso Brasileiro de Informática em Saúde 2006. 53-58.
12. Santos RS, Gutierrez MA. MinerSUS - Ambiente Computacional para Extração de Informações para a Gestão da Saúde Pública através da Mineração de Dados do SUS. Rev Bras Eng Biom 2008; 24:77-94.
13. Shams K, Farishta M. “Data Warehousing: Toward knowledge Management”, Topics in Health Information Management 2001; 21(3): 24-32.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2011 Fábio A. Pires , Maria Tereza Abrahão, Marina S. Rebelo, Ricardo S. Santos, Moacyr C. Nobre , IMarco A. Gutierrez