Editorial
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Palavras-chave

Saúde da criança
Desenvolvimento infantil

Como Citar

Sintra Rios, G., Dias Médici Saldiva , S. R., Isoyama Venancio, S., & Derbli, M. (2015). Editorial. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 16(1), 3–4. Recuperado de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/35687

Resumo

Muitos são os avanços no tocante à saúde das crianças brasileiras. Nosso coeficiente de mortalidade infantil e a prevalência de desnutrição foram substancialmente reduzidos em resposta à ampliação do acesso ao saneamento básico, serviços de saúde e expansão da prática da amamentação. Porém, verificase que políticas e ações intersetoriais em prol do desenvolvimento infantil ainda são incipientes em nosso meio. O período intrauterino e os primeiros anos de vida da criança são essenciais para seu desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e cultural. Avanços nas neurociências mostram que durante a gestação e os primeiros anos de vida (especialmente nos primeiros mil dias) ocorre um rápido desenvolvimento do cérebro e é nessa etapa que os circuitos neurais são formados e fortalecidos por meio do estímulo e das relações de vínculo. A saúde física e emocional, as habilidades sociais e as capacidades cognitivo-linguísticas que emergem nos primeiros anos de vida são pré-requisitos importantes para o sucesso na escola e, mais tarde, no ambiente de trabalho e comunidade. Além disso, evidências apontam que o investimento na Primeira Infância é a melhor maneira de reduzir as desigualdades, enfrentar a pobreza e construir uma sociedade com condições sociais e ambientais sustentáveis.

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