Resumo
Apesar do avanço nos tratamentos contra o câncer infantil e o crescente índice de cura, chegando a 80%, quando diagnosticado e encaminhado a centros de tratamento oncológico precocemente, o diagnóstico continua sendo motivo de sofrimento e medo para os pacientes e seus familiares,
tanto pela mitificação da doença, quanto pela falta de materiais adequados disponíveis para se buscar informações. O presente artigo apresenta o desenvolvimento de um material acessível, um aplicativo, composto por 20 minijogos que explicam o câncer e o seu tratamento, para crianças diagnosticadas com a doença. Foram aplicados conceitos e princípios da Cocriação, Interdisciplinaridade, Design Thinking, Metodologia
Ágil e do Design Centrado no Paciente. A participação efetiva no projeto de partes interessadas permitiram acesso integrado às informações, facilitando a compreensão, identificação e codificação, que resultaram na geração de conhecimento facilmente acessível para a população-alvo, bem como na promoção do empoderamento e do engajamento, permitindo aos pacientes e a seus familiares a apropriação do novo contexto, transformando-os de indivíduos passivos em agentes transformadores.
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