Coleção papéis avulsos
artigo

Palavras-chave

Fontes de pesquisa
História da saúde
São Paulo (Cidade)

Como Citar

Bastos, S. (2006). Coleção papéis avulsos: fontes de pesquisa para a história da saúde da cidade de São Paulo. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, (38), 16–19. Recuperado de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/37512

Resumo

A coleção Papéis Avulsos compreende a documentação recebida e expedida pela Câmara Municipal da cidade de São Paulo, referente ao período de 1800 a 1903. Sua
diversidade documental permite diferentes leituras, a partir das representações legadas por engenheiros, médicos, vereadores, fi scais, guardas urbanos, administradores de prédios públicos e seus moradores. Neste artigo elegeu-se o ano de 1855, pelas medidas contra a propagação da epidemia de cólera na cidade de São Paulo, para exemplificar a riqueza dessa documentação.

artigo

Referências

BASTOS, S. A cidade por seus moradores. Ação e participação dos moradores na administração da cidade de São Paulo na segunda metade do século XIX. 2001. Tese (Doutorado)- Pontifícia Universidade Catolica de São Paulo, São Paulo.
CAMARGO, L.S. Sepultamentos na cidade de São Paulo 1800-1858. 1995. Dissertação (Mestrado)-Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
CORBIN, A. Saberes e odores. O olfato e o imaginário social nos séculos dezoito e dezenove. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
GAMBETA, W. Soldados da saúde: a formação dos serviços de saúde pública em São Paulo (1889-1918). 1998
Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.
TELAROLLI JUNIOR, R. Poder e saúde. As epidemias e a formação dos serviços em São Paulo. São Paulo: UNESP, 1996.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...