Traduzindo a política de humanização nos serviços
artigo

Palavras-chave

Serviços de saúde
Política de humanização

Como Citar

Fantini Nogueira-Martins, M. C., Sanches Bersusa, A. A., Silva, A. L., Nogueira Conversani, D. T. ., de Souza, S. R., & Isoyama Venâncio, S. (2005). Traduzindo a política de humanização nos serviços. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, (36), 27–30. Recuperado de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/37554

Resumo

O Grupo de Pesquisa “Humanização em Saúde”, sediado no Instituto de Saúde e inscrito no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, tem refletido
sobre várias questões relacionadas à humanização, tanto no que diz respeito aos aspectos conceituais como no que tange à sua operacionalização. Há
concordância com Campos (2005), quando pontua que princípios e diretrizes são importantes para compor imaginários utópicos e indicar novos rumos
e objetivos para as políticas, mas que, além disso, devem interferir na prática realmente existente nos sistemas de saúde.

artigo

Referências

BENEVIDES, R.; PASSOS, E. Humanização na saúde: um novo modismo? Interface v. 9, n.17, p. 389-394, 2005.
BRASIL . MINISTÉRIO DA SAÚDE. Política Nacional de Humanização (PNH): Humanização da atenção e da gestão em saúde no Sistema Único de Saúde – SUS. Brasília, 2003.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Assistência à Saúde. Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar. Brasília, 2001.
CAMPOS, G.W. S. Humanização na saúde: um projeto em defesa da vida? Interface, v. 9, n.17, p.398-400, 2005.
MERHY, E.E. Um ensaio sobre o médico e suas valises tecnológicas: contribuições para compreender as reestruturações produtivas do setor saúde. Interface, v 6, p. 109-116, 2000.
NOGUEIRA-MARTINS, M.C.F. A experiência de supervisão de hospitais em um programa de humanização. Anais do I Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. São Paulo, 2002.
NOGUEIRA-MARTINS, M.C.F.; BÓGUS, C.M. Considerações sobre a metodologia qualitativa como recurso para o estudo das ações de humanização em saúde. Saúde e Sociedade, v.13, n. 3, p. 44–57, 2004.
NOGUEIRA-MARTINS, M.C.F.; VENÂNCIO, S.I.; SILVA, A.L. Grupo de Pesquisa: Humanização em Saúde. Revista do Instituto Adolfo Lutz, v. 63, n. 1, p. 47, 2003.
VENÂNCIO, S.I.; PAIVA, R. Humanização da assistência ao recém nascido: o papel das políticas públicas. Boletim do Instituto de Saúde, v. 30, p. 20-21, 2003.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...