Cultura corporal

busca desalienada por qualidade de vida

Autores

  • Rosirene Leme Beraldi Gottardi Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

Palavras-chave:

Cultura corporal, Qualidade de vida

Resumo

Como a sociedade trata o corpo das pessoas? Como cada pessoa trata seu próprio corpo? Essas questões remetem à compreensão de como a dinâmica social influencia a construção do corpo de cada um, as relações humanas e conseqüentemente a própria
qualidade de vida. Nesse sentido, o corpo é definido como “relativo e absoluto simultaneamente, quando se busca sua identidade nas transações sinergéticas. Estas, por sua vez, acontecem em meio a perversões e emancipações, dividindo o corpo ou tornando-o único” (DANTAS, 1994).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BOTTOMORE, T. Dicionário do Pensamento Marxista. Jorge Zahar Editor, 1983.

CARMO, P.S.D. Merleau-Ponty: uma introdução São Paulo: Educ, 2002.

CARVALHO, Y.M. O mito da atividade física. São Paulo: Hucitec, 1998.

DANTAS M. O corpo na sociedade Pós-Moderna. In: Pensando o Corpo e o Movimento. Rio de Janeiro: Shape ed, 1994, pp. 97 – 108.

MEDINA, J.P. O brasileiro e Seu Corpo: Educação e Política de corpo. Campinas SP: Papirus,1991.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à Educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2002.

PITIÁ, ADCA; LIMA,GDM; MIRANDA, DNAF; GALERA, FAZ. O corpo como Lócus do cuidado. Acta Paulista de enfermagem, São Paulo, v. 15, n.1.

SANTAELLA, L. Corpo e Comunicação: sintoma da cultura. São Paulo: Paulus, 2004.

SANTINI, S. Educação Física: Ética, Estética, Saúde. Edições Est, Porto Alegre, 1995.

Downloads

Publicado

2004-04-30

Como Citar

Leme Beraldi Gottardi, R. . (2004). Cultura corporal: busca desalienada por qualidade de vida. BIS. Boletim Do Instituto De Saúde, 21(2), 13–13. Recuperado de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/37735