Cidade, cidadania e qualidade de vida
artigo

Palavras-chave

Qualidade de vida
Cidadania

Como Citar

de Castro Silva Vitte, C. (2004). Cidade, cidadania e qualidade de vida. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, (32), 34–36. Recuperado de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/38017

Resumo

Discutir qualidade de vida e cidade requer que se considerem as políticas públicas e a disponibilização de equipamentos urbanos, seu alcance ou cobertura, já que, geralmente, é por seu intermédio que as chamadas necessidades humanas objetivas são atendidas. Mas, pressupõe considerar a questão do uso e apropriação dos espaços públicos que envolvem a questão da convivialidade, da sociabilidade, remetendo a alguns aspectos das chamadas necessidades subjetivas, mais afeitas à integração dos indivíduos à sociedade, aos vínculos e contatos com a comunidade, à participação na vida coletiva, dentre outros.

artigo

Referências

CARLOS, Ana Fani. Espaço-Tempo na Metrópole. São Paulo: Contexto, 2001.

CECCATO, Vânia Aparecida. Proposta metodológica para avaliação da qualidade de vida urbana a partir de dados convencionais de sensoriamento remoto, sistemas de informações geográficas e banco de dados georrelacional. Dissertação de Mestrado. São José dos Campos: INPE, 1994.

FARÍAS, Dídima Olave. Percepción del habitante em calidad de vida em ciudades intermédias de Chile. Anais do Encontro Latino Americano de Geógrafos (CD-Rom).

Buenos Aires: Universidade de Buenos Aires, 1992.

GOMES, Paulo César da Costa. A condição urbana: Ensaios de geopolítica da cidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

JACOBI, Pedro. Cidade e meio ambiente: Percepções e práticas em São Paulo. São Paulo: Annablume, 1999.

KONDER, Leandro. Um olhar filosófico sobre a cidade. In: PECHMAN, Robert M. (org.). Olhares sobre a cidade. Rio de Janeiro: UFRJ, 1994.

MORAES, Antonio Carlos Robert. Ideologias geográficas. São Paulo: Hucitec, 1988.

OLIVEIRA, Francisco. Aproximações ao enigma: que quer dizer desenvolvimento local? In: SPINK, Peter et alii (orgs.).

Novos contornos da gestão local: conceitos em construção. São Paulo: Polis: EAESP/FGV, 2002.

ROLNIK, Sueli. À sombra da cidadania: alteridade, homem da ética e reinvenção da democracia. In: MAGALHÃES, Maria Cristina Rios (org.). Na sombra da cidade. São Paulo: Escuta, 1995.

SANTANA, Marco Aurélio. Memória, cidade e cidadania. In: COSTA, Icléia T. M. & GONDAR, Jô. (Orgs.). Memória e espaço. Rio de Janeiro: 7Letras, 2000.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2004 Claudete de Castro Silva Vitte

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...