Aleitamento materno em livros didáticos

Autores

  • Suzana Kalckmann Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Instituto de Saúde

Palavras-chave:

Aleitamento materno

Resumo

Este estudo foi solicitado e financiado pelo Comitê Nacional de Educação2 e coordenado por mim, em 1991. Esse comitê reunia no Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição, em Brasília, técnicos e representantes de diferentes Ministérios e objetivava propor diretrizes e estratégias que pudessem sensibilizar, estimular e promover o Aleitamento Materno (AM) em diferentes espaços e instituições. O Comitê definiu ser prioritário desenvolver ações junto aos professores de 1ª Grau e avaliar se os livros didáticos estavam de acordo com as “Normas para Comercialização de Alimentos para Lactentes”- estabelecida pelo Conselho Nacional de Saúde, por meio da resolução de 20 de dezembro de 1988 - que determinava que os materiais educativos não podiam conter imagens ou textos que estimulassem o uso de alimentos para substituir o leite materno. Considerou-se fundamental despertar nos alunos, desde cedo, uma postura favorável ao Aleitamento Materno, fazendo com que as crianças percebessem que “mamar em sua mãe” é um ato natural e um direito inalienável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno. Aleitamento materno em livros didáticos. São Paulo: Instituto de Saúde; 2002.

Downloads

Publicado

2002-08-31

Como Citar

Kalckmann, S. . (2002). Aleitamento materno em livros didáticos. BIS. Boletim Do Instituto De Saúde, (27), 11–12. Recuperado de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/38239

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>