O campo vai à cidade: o caso do Grupo Escolar Rural do Butantan

Autores

  • André Mota Doutor em História pelo Depto. de História, FFLCH-USP. Atualmente é bolsista Fapesp (pós doutoramento) no Depto. de Medicina Preventiva da FMUSP

DOI:

https://doi.org/10.47692/cadhistcienc.2006.v2.34301

Resumo

.

Referências

ABRÃO, J. C. O educador a caminho da roça: notas introdutórias para uma conceituação de educação rural. São Paulo, Dissertação de Mestrado, FEUSP, 1982.
BARREIRO, I. M. de F. Cidadania e educação rural no Brasil: um estudo sobre a Campanha Nacional de Educação Rural (1952-1963). São Paulo, Tese de Doutorado, Faculdade de Educação- USP, 1997.BITTENCOURT, Circe Maria. Pátria, civilização e trabalho: o ensino de história nas escolas paulistas 1919-1930. São Paulo, Loyola, 1990.
DEMARTINI, Z. de B. Noêmia Saraiva Mattos Cruz. In FÁVERO, Maria de Lourdes e Britto, J. de M. Dicionário de educadores no Brasil.
Rio de Janeiro, EdUFRJ-MEC-INEP, 2002.p.854-859
HOLANDA, S. B. de. Raízes do Brasil, São Paulo, Cia. das Letras, 1996.
KALÓ, L. J. A reconstrução da escola no meio rural: discursos em confronto. São Paulo, Tese de Doutorado, Faculdade de Educação – USP, 1997.
MOTA, A. Quem é bom já nasce feito: sanitarismo e eugenia no Brasil. Rio de Janeiro, DP&A, 2003.
MOURA, M. I. G. L. A cruzada ruralista: concepções, práticas e estratégias educacionais. São Paulo, Tese de Doutorado, Depto. de História-FFLCH-USP, 2004.
PERISSINOTO, R. M., “Classes Dominantes, Estado e os Confl itos Políticos na Primeira República em São Paulo: Sugestões para Pensar a Década de 1920”. In: Helena Carvalho de Lorenzo e Wilma Peres Costa (orgs.), A Década de 1920 e as Origens do Brasil Moderno, São Paulo, Unesp/Fapesp, 1997.
PIRES, V. L. O ensino de história nas escolas primárias 1940-1950. São Paulo, Tese de Doutorado, Faculdade de Educação – USP, 1996.
PORTO, M. do R. S. Escola rural: cultura e imaginário. São Paulo, Tese de Doutorado, Faculdade de Educação - USP, 1994.
ROCHA, H. H. P. A higienização dos costumes, São Paulo, Tese de Doutorado, Faculdade de Educação - USP, 2001.
SALIBA, E. T. Ideologia Liberal e a oligarquia paulista: a atuação e as idéias de Cincinato Braga, 1891-1930. São Paulo, Tese de Doutorado, Depto. de História, FFLCH-USP, 1981.
TELAROLLI, R., Organização Municipal e Poder Local no Estado de São Paulo na Primeira República. São Paulo,Tese de Doutorado,
Depto. de História, FFLCH-USP, 1981.
THERRIEN, J. e Damasceno, M. N. (orgs.) Educação e escola no campo. Campinas, Papirus, 1993.

Downloads

Publicado

2006-12-31

Como Citar

Mota, A. (2006). O campo vai à cidade: o caso do Grupo Escolar Rural do Butantan. Cadernos De História Da Ciência, 2(2), 113–138. https://doi.org/10.47692/cadhistcienc.2006.v2.34301