Cadernos de História da Ciência 10 números: Memória, história e balanço

Autores

  • Carlos Eduardo Sampaio Burgos Dias Historiador, cursando Pedagogia na Unifesp. Auxiliar de Apoio a Pesquisa Científica e Tecnológica do Laboratório de História da Ciência – Instituto Butantan.
  • Ivomar Gomes Duarte Médico Sanitarista-Pesquisador Associado do Laboratório de História da Ciência do Instituto Butantan - São Paulo. Doutor em Ciências do Programa de Pós Graduação do CCD-SESSP.

DOI:

https://doi.org/10.47692/cadhistcienc.2010.v6.35810

Palavras-chave:

Instituto Butantan, Memória, História da Ciência, Cadernos de História da Ciência, Balanço

Resumo

Este trabalho apresenta um resgate na memória institucional do Butantan contada a partir da criação do Laboratório Especial de História da Ciência – LEHC – e das publicações dos Cadernos de História da Ciência – CHC. O texto se desenvolve apresentando a importância da memória na construção da história e depois segue para história do LEHC e da própria revista apresentando seu conteúdo número a número. Adiante é feita uma avaliação desses dez números publicados em seis anos apontando dificuldades, permanências e rupturas nesse processo de difusão dos acervos e memórias científicas.

Referências

Benchimol, JL.; Cerqueira, RC.; Martins, RB. ; Mendonça, A. História, Ciências, Saúde – Manguinhos: um balanço de 12 anos de circulação ininterrupta. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.14, n.1, p.221-257, jan.-mar. 2007.
Instituto Butantan. I Ciclo de Seminários, História e Memória Institucional. Cadernos de História da Ciência. São Paulo, 2005 Jan-Jun; v(1)n(1).
Instituto Butantan. II Ciclo de Seminários, Era Vargas: Contexto político e Instituições de Saúde. Cadernos de História da Ciência. São Paulo, 2006 Jan-Jun; v(2)n(1).Instituto Butantan. Cadernos de História da Ciência. São Paulo, 2006 Jul-Dez; v(2)n(2)
Instituto Butantan. Década de 80: O Programa de autosuficiência em imunobiológicos e o SUS. Cadernos de História da Ciência. São Paulo, 2007 Jan-Jun; v(3)n(1).
Instituto Butantan. Instituições e Acervos: Experiências no Estado de São Paulo no campo da saúde. Cadernos de História da Ciência. São Paulo, 2007 Jul-Dez; v(3)n(2).
Instituto Butantan. Profissões e Gênero: Diferentes olhares na saúde. Cadernos de História da Ciência. São Paulo, 2008 Jan-Jun; v(4)n(1).
Instituto Butantan. História, ciência e fronteiras na Amazônia. Cadernos de História da Ciência. São Paulo, 2008 Jul-Dez; v(4)n(2).
Instituto Butantan. Doenças e Confinamento. Cadernos de História da Ciência. São Paulo, 2009 Jan-Jun; v(5)n(1).
Instituto Butantan. Práticas e Políticas de Inovação Tecnológica e o SUS. Cadernos de História da Ciência. São Paulo, 2009 Jul-Dez; v(5)n(2).
Instituto Butantan. A História da Ciência no Brasil: constituição e abordagens. Cadernos de História da Ciência. São Paulo, 2010 Jan-Jun; v(6)n(1).
São Paulo. Decreto Nº 33.116, de 13 de março de 1991. Dispõe sobre a organização do Instituto Butantã e dá providências correlatas. Diário Oficial do Estado de São Paulo. Legislação Estadual.
São Paulo. Decreto nº 55.315, de 5 de janeiro de 2010. Altera a denominação da Divisão de Desenvolvimento Cultural, do Instituto Butantan, da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos de Saúde, da Secretaria da Saúde, para Centro de Desenvolvimento Cultural, dispõe sobre sua organização, transfere o Museu de Saúde Pública “Emílio Ribas” e dá providências correlatas. Diário Oficial do Estado de São Paulo. Legislação Estadual.
Kuhn, T. A estrutura das Revoluções científicas. Trad.: Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva, 1997.
Latour, B. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. Trad.: Ivone C. Benedetti. São Paulo: Editora da UNESP, 2000.

Downloads

Publicado

2010-12-31

Como Citar

Dias, C. E. S. B., & Duarte, I. G. (2010). Cadernos de História da Ciência 10 números: Memória, história e balanço. Cadernos De História Da Ciência, 6(2), 121–141. https://doi.org/10.47692/cadhistcienc.2010.v6.35810

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)