Surtos de COVID-19 em unidades escolares do Estado de São Paulo

  • Pamella Cristina de Carvalho Lucas Centro de Vigilância Epidemiológica "Alexandre Vranjac"
  • Camila Lorenz Centro de Vigilância Epidemiológica "Alexandre Vranjac"
  • Camila Martins Trevisan Centro de Vigilância Epidemiológica "Alexandre Vranjac"
  • Eliana Tiemi Masuda Centro de Vigilância Epidemiológica "Alexandre Vranjac"
  • Raquel Gardini Sanches Palasio Centro de Vigilância Epidemiológica "Alexandre Vranjac"
  • Angela Tiemi Tamanachi Centro de Vigilância Epidemiológica "Alexandre Vranjac"
  • Patricia Marques Ferreira Centro de Vigilância Epidemiológica "Alexandre Vranjac"
  • Ana Lucia Frugis Yu Centro de Vigilância Epidemiológica "Alexandre Vranjac"
  • Telma Regina M.P. Carvalhanas Centro de Vigilância Epidemiológica "Alexandre Vranjac"
Palavras-chave: Infecções por Coronavírus, epidemiologia, Infecções por Coronavírus, prevenção & controle, Surtos de Doenças

Resumo

Em resposta à pandemia de COVID-19, vários países, inclusive o Brasil, orientaramo fechamento das escolas em 2020 para tentar conter o avanço da doença. No Brasil,houve a reabertura gradativa e diferenciada das escolas a partir de 2021. Neste estudo,analisamos o número de surtos de COVID-19 e casos relacionados em unidades escolaresno Estado de São Paulo registrados entre os dias 1º de janeiro de 2020 e 31 de maiode 2021. Foram notificados 1.244 surtos em unidades escolares, envolvendo 3.255 casose 26 óbitos. Notou-se aumento significativo dos surtos a partir de fevereiro de 2021,coincidindo com a retomada gradativa das aulas presenciais, sendo que a maioria destesse concentrou na região da Grande São Paulo, seguido de Campinas, São José do Rio Pretoe Piracicaba. A média de idade dos casos envolvidos foi de 32,6 anos e a maior parte doscasos foi registrado em mulheres (75,4%). Esses resultados sugerem que é preciso cautelano processo de reabertura, e faz-se necessário o acompanhamento e monitoramento nãosó dos estudantes, mas da comunidade escolar como um todo.

Referências

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COVID-19 e a reabertura das escolas: uma revisão sistemática dos riscos de saúde e
uma análise dos custos educacionais e econômicos. Acesso em 02 abril 2021. Disponível
em: https://publications.iadb.org/pt/covid-19-e-reabertura-das-escolas-uma-
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2. Viner RM, Russell SJ, Croker H, Packer J, Ward J, Stansfield C et al. (2020). School closure
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4. INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (2020). Disponível em:
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Acessado em 18 abril 2020.

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Nacional pela Doença pelo Coronavírus 2019. COE/SVS/MS, Março. 2021. Acesso em 02
abril 2021. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/Coronavirus/centrais-deconteudo-
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nacional-pela-doenca-pelo-coronavirus-2019-2013-covid-19-1/view

6. REPU. REDE ESCOLA PÚBLICA E UNIVERSIDADE. Monitoramento de casos de COVID-19
na rede estadual de São Paulo. [Nota Técnica]. São Paulo: REPU, 13 abr (2021).
Disponível em: www.repu.com.br/notas-tecnicas. Acessado em 18 abril 2020.
Publicado
2021-10-31
Como Citar
1.
Cristina de Carvalho Lucas P, Lorenz C, Martins Trevisan C, Tiemi Masuda E, Gardini Sanches Palasio R, Tiemi Tamanachi A, Marques Ferreira P, Lucia Frugis Yu A, Regina M.P. Carvalhanas T. Surtos de COVID-19 em unidades escolares do Estado de São Paulo. Bepa [Internet]. 31º de outubro de 2021 [citado 28º de novembro de 2021];18(214):58-6. Disponível em: https://periodicos.saude.sp.gov.br/index.php/BEPA182/article/view/37203
Seção
Artigos Especiais