Sobre a Revista

 

Histórico

Criado em 2004, o Boletim Epidemiológico Paulista (BEPA)  é uma publicação técnico-científica da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) – responsável pelo planejamento e execução das ações de promoção à saúde e prevenção de quaisquer riscos, agravos e doenças nas diversas áreas de abrangência do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Ao longo de quase duas décadas, foram publicadas 217 edições. Neste tempo, o  BEPA se consolidou como um importante veículo para divulgação de artigos científicos originais, normas e informes técnicos detalhados das ações programáticas de vigilância em saúde em âmbito nacional e internacional.

 

Missão 

A missão do BEPA é disseminar informações, promover atualização e o aprimoramento técnico-científico dos profissionais e instituições de saúde, além de incentivar a produção e divulgação de trabalhos realizados pelas redes pública e privada de São Paulo e do Brasil.

 

Conteúdo, periodicidade e idioma

Com publicação em fluxo contínuo, e seguindo as melhores práticas editoriais, o BEPA tem grande relevância cultural e social, com a publicação – em português – de dados epidemiológicos; descrição de ações programáticas; análises de situação de saúde; identificação de agravos não transmissíveis como problema de saúde pública; investigação epidemiológica; vigilância sanitária e ambiental como análise de alimentos; vigilância da qualidade da água; e documentação de relatos marcantes para a história da saúde pública estadual, nacional e internacional. 

As publicações em uma determinada edição compreendem o período de janeiro a dezembro, do ano corrente. Serão publicados no mesmo ano os manuscritos que, após todos os trâmites, forem aprovados para diagramação, até o mês de novembro. Os aprovados para diagramação a partir de dezembro poderão ser publicados no ano seguinte.

 

Público-alvo

Profissionais, pesquisadores e estudantes de instituições de saúde das redes pública e privada.

 

Declaração de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Arquivamento

Este periódico utiliza o sistema LOCKSS permitindo arquivamento permanente do periódico para fins de preservação digital.

O BEPA também participa da Rede Cariniana – Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital e da organização internacional The Keepers Registry .