Submissões
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Carta de Apresentação assinada por todos os autores conforme indicado nas Diretrizes para Autores, item Declarações e Documentos Solicitados. Documento obrigatório;
  • Página de Identificação do manuscrito com título bilíngüe em português ou espanhol e em inglês, nome e instituição de afiliação de cada autor, incluindo endereço eletrônico e telefone do autor principal ou de correspondência. Recomenda-se fortemente que os autores estejam cadastrados e possuam um número Open Researcher and Contributor e ORCID iD autenticado no momento da submissão do trabalho.Incluir endereço eletrônico para ORCID e LATTES de todos os autores quando possível, nome da agência financiadora e número(s) do processo(s) quando existir e no caso de artigo baseado em tese/dissertação, indicar o nome da instituição/Programa, grau e o ano de defesa. Documento obrigatório;
  • Estrutura do texto do manuscrito, em formato Word ou similar (doc, txt, rtf), fonte Times New Roman, fonte 12, espaço duplo, título, resumo e palavras-chave bilíngües em português ou espanhol e em inglês. Texto dividido em Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão;
  • Referências normalizadas compondo a estrutura do texto, segundo estilo Vancouver, ordenadas pela citação no texto e numeradas; verificar se todas estão citadas no texto; informar endereço eletrônico contendo o (doi) ou as URLs quando existentes.
  • Tabelas numeradas sequencialmente, com título em fonte Times New Roman, tamanho 10 e notas em fonte Times New Roman, tamanho 9, e no máximo com 12 colunas, em formato Word ou similar (doc, txt, rtf), anexadas em documento à parte, com indicação das inserções na estrutura do texto;
  • Figura nos formatos (tif, jpeg ou pdf), com resolução mínima 300 dpi, anexadas em documento à parte, com indicação das inserções na estrutura do texto.

Diretrizes para Autores

POLÍTICA EDITORIAL

Aspectos gerais

Editada no formato­ eletrônico, a RIAL tem interesse por trabalhos originais em todas as áreas laboratoriais em saúde púbica. São também publicadas outras contribuições inéditas, desde que sobre temas atuais e importantes - revisões de literatura, comunicações breves, notas científicas, notas científicas, comentários técnico-científicos e relatos de casos. Os manuscritos devem destinar-se exclusivamente à RIAL, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico. As contribuições podem ser apresentadas em português, inglês ou espanhol.

Processo de avaliação

Os manuscritos submetidos são analisados inicialmente pelos Editores de Seção quanto ao atendimento aos padrões da RIAL e às normas para o envio dos originais. Aqueles manuscritos selecionados são encaminhados para avaliação por pares externos de área pertinente, sempre de instituições distintas àquela da origem do manuscrito, sendo garantido o anonimato e a confidencialidade durante todo o processo de avaliação. Após receber os pareceres, o Corpo Editorial, que detém a decisão final sobre a publicação ou não do texto, avalia a aceitação do texto sem modificações, a recusa ou a devolução ao autor com as sugestões apontadas pelos relatores.

Os manuscritos submetidos devem atender à política editorial da RIAL e às Instruções aos Autores, que seguem os Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedica Journals: Writing and Editing for Biomedical Publication http://www.icmje.org/recommendations/ , além dos critérios éticos da pesquisa humana e animal.

Aspectos éticos

 Envolvendo seres humanos e animais de experimentação

Os autores devem explicitar em MÉTODOS que a pesquisa foi conduzida dentro dos padrões exigidos pela Resolução 466 de 12 de dezembro de 2012 do Ministério da Saúde - Conselho Nacional da Saúde, em caso de ética humana, e pela Lei Federal 11.794 de 08 de outubro de 2008, pela Diretriz Brasileira para o Cuidado e a Utilização de Animais para fins Científicos e Didáticos - DBCA de 2013 e pelas Resoluções Normativas N° 12, N° 13 e N° 14 no caso de experimentação animal. A pesquisa deverá ser aprovada por comissão de ética humana (CEP) reconhecida pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) - vinculada ao Conselho Nacional de Saúde (CNS), bem como registro dos estudos de ensaios clínicos em base de dados, conforme recomendação aos editores da Lilacs e Scielo, disponíveis em: http://bvsmodelo.bvsalud.org/site/lilacs/homepage.htm.

No caso de experimentação animal o projeto deverá ser aprovado por Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) reconhecida pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal do Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação (CONCEA). O nome da base de dados, sigla e/ou número do ensaio clínico, assim como o número do processo e o nome da comissão de ética que aprovou o projeto, deverão ser colocados ao final do RESUMO. Nos casos de ensaios envolvendo animais, estes deverão atender a Lei Federal 9605 contra crimes ambientais, a Lei federal 6638/76 e a Lei 11.794/08, que normatiza a utilização de animais em pesquisa científica. Os autores deverão ter em seu poder todos os documentos referentes a este procedimento, que poderão ser solicitados em qualquer momento pelos editores.

Manifestação de conflitos de interesse

Os autores serão responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros, de interesse comercial e/ou associativo, relacionados ao material de trabalho ou outros que possam influenciá-los, declarando a existência ou não de tais conflitos na Carta de Apresentação no momento da submissão. Os relatores também devem revelar aos editores qualquer conflito que possa influir ou impedir as suas avaliações.

 

INSTRUÇÕES PARA PREPARAÇÃO DE MANUSCRITOS

Os manuscritos submetidos à publicação na RIAL devem ser apresentados de acordo com estas instruções.

São aceitos manuscritos nos idiomas: português, inglês ou espanhol.

Os itens exigidos para apresentação do manuscrito estão descritos a seguir:

APRESENTAÇÃO DO MANUSCRITO

Os textos devem ser redigidos em processador de texto Word ou compatível, no formato A4, espaço duplo, fonte Times New Roman, tamanho 12. As tabelas e as legendas destas e de figuras devem utilizar fonte Times New Roman, tamanho 10, e as notas de rodapé a fonte Times New Roman, tamanho 9. Devem ser evitados arquivos compactados (zip). A estrutura do manuscrito deve estar em conformidade com as normas do Sistema Vancouver – Título; Autores e Instituições; Resumo e Abstract; Introdução; Material e Métodos; Resultados; Discussão; Conclusão; Agradecimentos; Referências; Tabelas; Figuras e Fotografias. Atenção: para garantia das avaliações “duplo cegas”, o manuscrito deverá conter a Folha de Identificação e a Estrutura do Texto em documentos separados. Consulte aqui o modelo para Folha de Identificação e Estrutura do Texto.

Folha de Identificação

Deve constar na página de identificação:

Título: deve ser conciso e conter informações que expresse o conteúdo do manuscrito e sempre redigido em dois idiomas, nas seguintes situações: quando o artigo for redigido originariamente em português ou espanhol, a versão do título em inglês deverá ser informada; quando o artigo for redigido originariamente em inglês ou espanhol, a versão do título em português deverá ser informada. Redigido em fonte Times New Roman, tamanho 14 com a primeira letra da sentença maiúscula, contendo até 180 caracteres, incluíndo os espaços.

Autores: são considerados autores, aqueles que contribuíram substancialmente para a concepção e planejamento, ou análise e interpretação dos dados; contribuíram significativamente na elaboração do rascunho ou na revisão crítica do conteúdo e participaram da aprovação da versão final do mesmo, de acordo com o International Committee of Medical Journal Editors– ICMJE – (http://www.icjme.org). Deve constar o nome completo e o e-mail do autor responsável. O autor responsável pela troca de correspondência deve estar assinalado com asterisco (*) e apresentar também o endereço institucional completo. É obrigatório informar ORCID do autor principal ou de correspondência e, sempre que possível, dos demais autores.

Afiliação: deve ser indicada a instituição à qual cada autor está afiliado, na seguinte ordem de hierarquias institucionais de afiliação: laboratório, setor, seção, serviço, divisão, departamento, instituto, faculdade e universidade, cursos ou programas se for o caso. Não incluir cargos e funções dos autores.

Financiamento da pesquisa: se a pesquisa foi subvencionada, indicar o tipo de auxílio, o nome da agência financiadora e o respectivo número do processo.

Nota de apresentação: quando baseado em tese ou dissertação, indicar o nome do autor, título, ano, nome do programa de pós-graduação e instituição onde foi apresentada. Quando apresentado em evento científico, indicar o nome do evento, local e ano da realização. 

Estrutura do Texto

Preparo do manuscrito

Resumo ou Resumen/Abstract: o manuscrito deverá conter resumos bilíngües, seguindo a mesma orientação referente ao titulo. Dimensionar os textos conforme a categoria do artigo. As características de cada categoria de artigo estão apresentadas no final desta instrução. Como regra geral, o resumo deve incluir objetivos do estudo, principais procedimentos metodológicos, principais resultados e conclusões.

Palavras-chave ou Palabras clave/Keywords: Devem ser indicados entre 3 a 6 descritores do conteúdo, extraídos do vocabulário Descritores em Ciências da Saúde (DeCS)  nos idiomas português ou espanhole inglês. Em inglês, com base no Medical Subject Headings (MeSH).

Caso não sejam encontrados descritores adequados para a temática do manuscrito, poderão ser indicados termos não existentes nos conjuntos citados, limitados a um terço do total dos descritores.

Introdução: deve ser breve, relatando o contexto e a justificativa do estudo, apoiados em referências pertinentes ao objetivo do manuscrito, sintetizando a importância e destacando as lacunas do conhecimento abordadas. Não deve incluir dados ou conclusões do estudo em referência.

Material e Métodos: os procedimentos adotados devem ser descritos claramente, bem como as variáveis analisadas, com a respectiva definição, quando necessária, e a hipótese a ser testada. Devem ser descritas a população e a amostra, instrumentos de medida, com a apresentação, se possível, de medidas de validade e conter informações sobre a coleta e processamento de dados. Deve ser incluída a devida referência para os métodos e técnicas empregados, inclusive os métodos estatísticos; métodos novos ou substancialmente modificados devem ser descritos, justificando as razões para seu uso e mencionando suas limitações.

Nota: os critérios éticos da pesquisa devem ser respeitados; os autores devem explicitar que a pesquisa foi conduzida dentro de padrões éticos e foi aprovada por comitê de ética, indicando o nome do comitê de ética, número e data do registro.

Resultados: devem ser apresentados em uma sequência lógica, iniciando-se com a descrição dos dados mais importantes. Tabelas e figuras devem ser restritas àquelas necessárias para argumentação e a descrição dos dados no texto deve ser restrita aos mais importantes. Os gráficos devem ser utilizados para destacar os resultados mais relevantes e resumir relações complexas. Dados em gráficos e tabelas não devem ser duplicados nem repetidos no texto. Os resultados numéricos devem especificar os métodos estatísticos utilizados na análise.

Discussão: a partir dos dados obtidos e resultados alcançados, os novos e importantes aspectos observados devem ser interpretados à luz da literatura científica e das teorias existentes no campo. Argumentos e provas baseadas em comunicação de caráter pessoal ou divulgadas em documentos restritos não podem servir de apoio às argumentações do autor. Tanto as limitações do trabalho quanto suas implicações para futuras pesquisas devem ser esclarecidas. Incluir somente hipóteses e generalizações baseadas nos dados do trabalho. As conclusões podem finalizar esta parte, retomando o objetivo do trabalho ou serem apresentadas em item separado.

Citação no texto

 A exatidão das referências é de responsabilidade dos autores. Devem ser indicadas pelo seu número na listagem, na forma de expoente, sem uso de parênteses, colchetes e similares. Nos casos em que há citação do nome do autor, o número da referência deve ser colocado a seguir do nome do autor. Trabalhos com dois autores devem fazer referência aos dois autores ligados por “e”. Nos outros casos apresentar apenas o primeiro autor (seguido de et al, em caso de autoria múltipla).

Exemplos

Nos Estados Unidos e Canadá, a obrigatoriedade da declaração dos nutrientes no rótulo do alimento é mais antiga e foram desenvolvidos métodos hidrolíticos, como o AOAC 996.061, de extração e determinação da GT por cálculo a partir dos AG obtidos por cromatografia gasosa com detector de ionização em chama (GC/DIC)2,3.

Segundo Chang et al31, o aumento do tamanho das partículas resulta numa redução da área de superfície conferindo uma melhora na retenção e estabilidade das mesmas.

Referências

Listadas ao final do texto, devem respeitar a quantidade definida para cada categoria de artigos aceitos pela RIAL. As referências devem ser normalizadas de acordo com o estilo Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals: Writing and Editing for Biomedical Publication, numeradas consecutivamente na ordem em que foram mencionadas a primeira vez no texto.

Os títulos de periódicos devem ser referidos de forma abreviada, de acordo com o Medline, disponível no endereço https://www.ncbi.nlm.nih.gov/nlmcatalog/journals/

Para consultar periódicos nacionais e latino-americanos: http://portal.revistas.bvs.br/main.php?home=true&lang=pt e https://www.latindex.org/latindex/inicio

No caso de publicações com até seis autores, citam-se todos; acima de seis, citam-se os seis primeiros, seguidos da expressão latina “et al”. Referências de um mesmo autor devem ser organizadas em ordem cronológica crescente. Quando existente, incluir o endereço eletrônico contendo o (doi) na citação do artigo para a recuperação do documento.

Exemplos

Artigos de periódicos:

Aued-Pimentel S, Zenebon O. Lipídios totais e ácidos graxos na informação nutricional do rótulo dos alimentos embalados: aspectos sobre legislação e quantificação. Rev Inst Adolfo Lutz. 2009;68(2):167-81.

Conde MB, Melo FAF, Marques AMC, Cardoso NC, Pinheiro VGF, Dalcin PTR et al. III Diretrizes para Tuberculose da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. J Bras Pneumol. 2009;35(10):1018-48. https://dx.doi.org/10.1590/S1806-37132009001000011

Lindsay RP, Shin SS, Garfein RS, Rusch MLA, Novotny TE. The association between active and passive smoking and latent tuberculosis infection in adults and children in the United States: results from NHANES. PLoS One. 2014;9(3):e93137. https://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0093137

Hennington EA. Acolhimento como prática interdisciplinar num programa de extensão. Cad Saude Coletiva [Internet]. 2005;21(1):256-65. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csp/v21n1/28.pdf.

Livros:

Ringsven MK, Bond D. Gerontology and leadership skills for nurses. 2.ed. Albany (NY):Delmar Publishers;1996.

Lopez D, organizador. Estudos epidemiológicos qualitativos. São Paulo: James Martim; 2009.

Institute of Medicine (US). Looking at the future of the Medicaid program. Washington (DC): The Institute; 1992.

Foley KM, Gelband H, editors. Improving palliative care for cancer. Washington: National Academy Press; 2001[acesso 2003 Jul 13]. Disponível em: http://www.nap.edu/catalog.php?record_id=10149

Capítulos de livro:

Wirdh L. História da Epidemiologia. In: Lopez D, organizador. Estudos epidemiológicos qualitativos. São Paulo: James Martim; 2009.p.64-76.

Dissertações, teses e monografias:

Santos EP. Estabilidade química da manteiga da terra [dissertação de mestrado]. Bananeiras (PB): Universidade Federal da Paraíba;1995.

Moreschi ECP. Desenvolvimento e validação de métodos cromatográficos e avaliação da estabilidade de vitaminas hidrossolúveis em alimentos [tese de doutorado]. São Paulo (SP): Universidade de São Paulo; 2006.

Trabalhos de congressos, simpósios, encontros, seminários e outros:

Colombo FA, Vidal JE, Oliveira ACP, Focaccia R, Pereira-Chioccola VL. O uso de métodos moleculares na avaliação do diagnóstico da toxoplasmose cerebral em pacientes com AIDS. III Encontro do Programa de Pós-Graduação em Infecções e Saúde Pública; agosto de 2004; São Paulo: Rev Inst Adolfo Lutz. p. 30 [resumo 28-PLSP].

Dados eletrônicos:

Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP. O que fazemos/Qualidade da água. [acesso 2008 Set 17]. Disponível em: http://www.sabesp.com.br/CalandraWeb/CalandraRedirect/?temp=4&proj=sabesp&pub=T&db=&doci

Legislação:

Ministério da Saúde (BR). Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC nº 18, de 27 de abril de 2010. Dispõe sobre alimentos para atletas. Aprova o Regulamento Técnico sobre Alimentos para Atletas. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 28 abr 2010. Seção 1(79):211-2.

Autoria institucional:

Instituto Adolfo Lutz (São Paulo - Brasil). Métodos físico-químicos para análise de alimentos: normas analíticas do Instituto Adolfo Lutz. 4. ed. [1. ed. digital]. São Paulo (SP): Instituto Adolfo Lutz; 2008. Disponível em: http://www.ial.sp.gov.br/resources/editorinplace/ial/2016_3_19/analisedealimentosial_2008.pdf

Organización Mundial de la Salud – OMS. Como investigar el uso de medicamentos em los servicios de salud. Indicadores seleccionados del uso de medicamentos. Genebra; 1993. (DAP. 93.1).

Patente:

Larsen CE, Trip R, Johnson CR, inventors: Novoste Corporation, assignee. Methods for procedures related to eletrophysiology of the heart. US patent 5,529,067. 1995 Jun 25.

Nota complentar

Casos não contemplados nesta instrução devem ser citados conforme indicação em: Patrias K, Wendling D, Technical Editor. The NLM Style Guide for Authors, Editors, and Publishers. Citing Medicine. 2.ed. Bethesda (MD): National Library of Medicine (US); 2007. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7256/

Referências a documentos não indexados na literatura científica mundial, em geral de divulgação circunscrita a uma instituição ou a um evento (teses, relatórios de pesquisa, comunicações em eventos, dentre outros) e informações extraídas de documentos eletrônicos, não mantidas permanentemente em sites, se relevantes, devem figurar no rodapé das páginas do texto onde foram citadas.

Figuras e Tabelas

 A quantidade de figuras e tabelas de cada manuscrito deve respeitar a quantidade definida para cada categoria de artigos aceitos pela RIAL. Todos os elementos gráficos ou tabulares apresentados serão identificados como figura ou tabela, e não como quadros, gráficos etc. Figuras e tabelas serão numeradas separadamente, na sequência, a partir de um.

Tabelas:

Devem ser redigidas em processador de texto Word ou compatível e serem apresentadas em arquivos separados, numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, na ordem em que foram citadas no texto. A cada uma deve-se atribuir um título breve, não se utilizando traços internos horizontais ou verticais. As notas explicativas devem ser limitadas ao menor número possível e colocadas no rodapé das tabelas, e redigidas com a fonte Times New Roman tamanho 9. Se houver tabela extraída de outro trabalho, previamente publicado, os autores devem solicitar formalmente autorização da revista que a publicou, para sua reprodução. Indicar as inserções das tabelas na estrutura do texto.

Figuras:

As ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos etc.) devem ser citadas como Figuras, apresentadas em arquivos separados e numeradas consecutivamente com algarismos arábicos na ordem em que foram citadas no texto. Devem conter título e legenda apresentados na parte inferior da figura. Só serão admitidas para publicação as figuras suficientemente claras e com qualidade digital, no formato jpeg ou tif, com resolução mínima de 300 dpi. Figuras em pdf só serão aceitas em alta resolução (300 dpi). Se houver figura extraída de outro trabalho, previamente publicado, os autores devem solicitar autorização, por escrito, para sua reprodução. Indicar as inserções das tabelas na estrutura do texto.

DECLARAÇÕES E DOCUMENTOS SOLICITADOS

Em conformidade com as diretrizes do International Committee of Medical Journal Editors, são solicitados alguns documentos e declarações do(s) autor(es) para a avaliação de seu manuscrito. Observe a relação dos documentos abaixo e, nos casos em que se aplique, anexe o documento ao processo. O momento em que tais documentos serão solicitados é variável:

- Carta de Apresentação assinada por todos os autores anexada no momento da submissão

- Declaração de Responsabilidade pelos Agradecimentos assinada pelo autor responsável pela submissão anexada após aprovação

- Com a publicação on line pela plataforma OJS, a RIAL passa a usar a Licença Creative Commons do tipo atribuição BY para os conteúdos publicados. Assim NÃO SERÁ MAIS EXIGIDO  o Termo de  Transferência de Direitos Autorais, após a aprovação do manuscrito para publicação.

 Itens para a carta de Apresentação do manuscrito

- A indicação da categoria do artigo em submissão e o enquadramento da área temática, conforme as Áreas Temáticas do CNPq relacionadas ao escopo da RIAL. Veja aqui a relação das Áreas Temáticas.

- Assinatura de todos os autores e os respectivos endereços eletrônicos.

- Um parágrafo declarando a responsabilidade de cada autor: ter contribuído substancialmente para a concepção e planejamento ou análise e interpretação dos dados; ter contribuído significativamente na elaboração do rascunho ou na revisão crítica do conteúdo; e ter participado da aprovação da versão final do manuscrito. Para mais informações sobre critérios de autoria, consulte a página do ICMJE

http://www.icmje.org/recommendations/

- Um parágrafo contendo a declaração de potenciais conflitos de interesses dos autores.

- Um parágrafo contendo a declaração que o conteúdo não foi publicado, parcial ou integralmente, em outro periódico e que não se trata de plágio ou autoplágio.

- A RIAL encoraja os autores a indicarem até três revisores, com afiliação e endereço eletrônico para contato.

AVALIAÇÃO PRELIMINAR

Os manuscritos submetidos serão analisados inicialmente pelos editores quanto ao escopo, à redação científica, gramatical e ao atendimento às normas da RIAL. A baixa qualidade da redação acarretará na devolução do trabalho para revisão da linguagem pelo(s) autor(es) antes de iniciar o processo de submissão.

AVALIAÇÃO POR PARES

Os manuscritos selecionados serão encaminhados para avaliação por relatores da área pertinente. Após receber os pareceres, o Corpo Editorial, que detém a decisão final sobre a publicação ou não do texto, avalia a sua aceitação sem modificações, a recusa ou a devolução ao(s) autor(es) com as sugestões apontadas pelos relatores. Caso sejam solicitadas modificações, o(s) autor(es) tem o prazo de até três semanas para reenviar o trabalho, para continuidade da avaliação.

REVISÃO DE ESTILO

Após sua aprovação pelos editores, o manuscrito será submetido à revisão de estilo em língua portuguesa e/ou inglesa. A RIAL se reserva o direito de introduzir alterações nos originais, visando a manutenção da homogeneidade e qualidade da publicação, respeitando, porém, o estilo e as opiniões dos autores.

PROVAS DIAGRAMADAS

O manuscrito, revisado e aprovado, será encaminhado para diagramação. O autor responsável pela correspondência receberá as provas gráficas para revisão, em formato pdf (portable document format), por correio eletrônico. O Corpo Editorial poderá solicitar figuras com melhor resolução, caso seja necessário. Nesta fase, não serão aceitas mudanças no conteúdo do trabalho. O prazo máximo para a revisão da prova é de dois dias. É importante cumprir os prazos de revisão para evitar atrasos e garantir a publicação na sequência programada do volume.

PUBLICAÇÃO

A partir de 2016 a RIAL adotou o sistema de publicação continuada em volume único. Os artigos serão publicados on line em ordem cronológica de aprovação. As datas de recebimento e de aprovação do artigo constarão obrigatoriamente na publicação.

CATEGORIA DE ARTIGOS

 

ARTIGO DE REVISÃO

Artigos dedicados à apresentação e à discussão de temas de interesse científico e de relevância para a saúde pública. Devem apresentar formulação clara de um objeto científico de interesse, argumentação lógica, crítica teórico-metodológica dos trabalhos consultados e síntese conclusiva.

Informações complementares

Devem conter no máximo 7500 palavras, excluindo resumos, tabelas, figuras e referências.

Tabelas, figuras, gráficos e fotos, são limitados a 3 (três) no conjunto, e devem incluir apenas os dados imprescindíveis em arquivos separados. As figuras não devem repetir dados já descritos em tabelas.

As referências bibliográficas, limitadas a 80, devem incluir apenas aquelas estritamente pertinentes e relevantes à problemática abordada. Deve-se evitar a inclusão de número excessivo de referências numa mesma citação. Citações de documentos não publicados e não indexados na literatura científica (teses, relatórios e outros) devem ser evitadas.

Os resumos em português ou espanhol (resumen)  e em inglês (abstract) devem ter até 200 palavras, com a indicação de 3 a 6 palavras-chave (keywords).

ARTIGO ORIGINAL

Nesta categoria incluem estudos relacionados à prevenção e controle de agravos e à promoção à saúde. Devem ser baseados em dados originais e perspectivas relevantes para saúde pública. Cada artigo deve conter objetivos e hipóteses claras, desenho e métodos utilizados, resultados, discussão e conclusões.

Informações Complementares

Devem conter no máximo 6000 palavras, excluindo resumos, tabelas, figuras e referências.

Tabelas, figuras, gráficos e fotos, são limitados a 5 (cinco) no conjunto, e devem incluir apenas os dados imprescindíveis em arquivos separados. As figuras não devem repetir dados já descritos em tabelas.

As referências bibliográficas, limitadas a 50, devem incluir apenas aquelas estritamente pertinentes e relevantes à problemática abordada. Deve-se evitar a inclusão de número excessivo de referências numa mesma citação. Citações de documentos não publicados e não indexados na literatura científica (teses, relatórios e outros) devem ser evitadas.

Os resumos em português ou espanhol (resumen) e em inglês (abstract) devem ter até 200 palavras, com a indicação de 3 a 6 palavras-chave (keywords).

A estrutura dos artigos originais de pesquisa é a convencional: Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão, respeitando a lógica da estrutura de artigos científicos.

COMUNICAÇÃO BREVE

São contribuições de importância no campo da pesquisa de interesse em saúde pública, mas que não comportam pela sua complexidade e extensão uma análise mais abrangente. Serão consideradas, também, nesta categoria descrições de novos métodos ou técnicas que tragam avanços para a área de conhecimento.

Informações complementares

Devem conter no máximo 3000 palavras, excluindo resumos, tabelas, figuras e referências.

Tabelas, figuras, gráficos e fotos, são limitados a 2 (dois) no conjunto, e devem incluir apenas os dados imprescindíveis em arquivos separados. As figuras não devem repetir dados já descritos em tabelas.

As referências bibliográficas, limitadas a 15, devem incluir apenas aquelas estritamente pertinentes e relevantes à problemática abordada. Deve-se evitar a inclusão de número excessivo de referências numa mesma citação. Citações de documentos não publicados e não indexados na literatura científica (teses, relatórios e outros) devem ser evitadas.

Os resumos em português ou espanhol (resumen) e em inglês (abstract) devem ter até 200 palavras e devem ter entre 3 a 6 palavras-chave (keywords).

Sua apresentação deve acompanhar as mesmas normas exigidas para artigos originais.

NOTA CIENTÍFICA

São relatos sucintos destinados à rápida divulgação de resultados relevantes, com reconhecido impacto para a comunidade científica, que justifique a publicação de resultados parciais a critério do corpo editorial.

Informações complementares

Devem conter no máximo 1800 palavras, excluindo resumos, tabelas, figuras e referências.

Tabelas, figuras, gráficos e fotos, são limitados a 2 (dois) no conjunto, e devem incluir apenas os dados imprescindíveis em arquivos separados. As figuras não devem repetir dados já descritos em tabelas.

As referências bibliográficas, limitadas a 10, devem incluir apenas aquelas estritamente pertinentes e relevantes à problemática abordada. Deve-se evitar a inclusão de número excessivo de referências numa mesma citação. Citações de documentos não publicados e não indexados na literatura científica (teses, relatórios e outros) devem ser evitadas.

Os resumos em português ou espanhol (resumen)  e em inglês (abstract) devem ter até 100 palavras e devem ter entre 3 a 6 palavras-chave (keywords).

Sua apresentação deve acompanhar as mesmas normas exigidas para comunicação breve, porém na forma de texto único.

COMENTÁRIOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS

Contribuições de interesse em saúde pública destinadas a veiculação de informações científicas e tecnológicas comentadas e discutidas sob o ponto de vista dos seus autores, podendo ser de natureza individual ou institucional.

Informações complementares

Devem conter no máximo 1800 palavras, excluindo resumos e referências.

As referências bibliográficas, limitadas a 30, devem incluir apenas aquelas estritamente pertinentes e relevantes à problemática abordada. Deve-se evitar a inclusão de número excessivo de referências numa mesma citação. Citações de documentos não publicados e não indexados na literatura científica (teses, relatórios e outros) devem ser evitadas.

Os resumos em português ou espanhol (resumen) e em inglês (abstract) devem ter até 100 palavras e devem ter entre 3 a 6 palavras-chave (keywords).

Sua apresentação deve ser na forma de texto único.

RELATO DE CASO

São textos que contemplam principalmente as áreas médica e veterinária, em que o resultado é anterior ao interesse de sua divulgação ou a ocorrência dos resultados não é planejada.

Informações complementares

Devem conter no máximo 1000 palavras, excluindo resumos, tabelas, figuras e referências.

Tabelas, figuras, gráficos e fotos, são limitados a 2 (dois) no conjunto, e devem incluir apenas os dados imprescindíveis em arquivos separados. As figuras não devem repetir dados já descritos em tabelas.

As referências bibliográficas, limitadas a 10, devem incluir apenas aquelas estritamente pertinentes e relevantes à problemática abordada. Deve-se evitar a inclusão de número excessivo de referências numa mesma citação. Citações de documentos não publicados e não indexados na literatura científica (teses, relatórios e outros) devem ser evitadas.

Os resumos em português ou espanhol (resumen) e em inglês (abstract) devem ter até 100 palavras e devem ter entre 3 a 6 palavras-chave (keywords).

Devem apresentar Introdução, Relato de caso, Discussão e Conclusão, na forma de texto único.

Política de Privacidade

Os dados pessoais informados pelos autores serão utilizados exclusivamente para as finalidades as quais a RIAL se propõem a executar. A revista não disponibiliza informações pessoais a terceiros , conforme as normas contidas na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPDP no 13.709/2018