O direito e o acesso à saúde de gays e homens que fazem sexo com homens: um olhar sobre o VIII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids e I Congresso Brasileiro das Hepatites Virais
PDF

Palavras-chave

Vulnerabilidade
Políticas públicas
Saúde da população de gays e homens que fazem sexo com homens

Como Citar

Barboza, R., & Rocha, A. T. da S. (2011). O direito e o acesso à saúde de gays e homens que fazem sexo com homens: um olhar sobre o VIII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids e I Congresso Brasileiro das Hepatites Virais. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 13(2), 131–140. Recuperado de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/33674

Resumo

O artigo discute os direitos e o acesso à saúde da população de gays e homens que fazem sexo com homens no Sistema Único de Saúde, analisando a produção apresentada durante o VIII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids e I Congresso Brasileiro das Hepatites Virais, realizado em 2010, quanto aos objetos e às estratégias de prevenção adotadas pelas instituições. Apresenta, de forma complementar, as principais políticas e planos de ação publicados pelo governo federal, no período 2004 a 2009, verificando as responsabilidades atribuídas ao Ministério da Saúde, relacionando-as à produção dos congressos. Os resultados evidenciam a pouca visibilidade dessa população nos relatos dos congressos e indicam o aprimoramento dos processos de coordenação, monitoramento e avaliação dos planos em execução no país, com vistas ao enfrentamento do estigma e da discriminação desse segmento.

PDF

Referências

1. Barbosa Jr A, Szwarcwald CL, Pascon ARP, Souza Jr PB. Tendências da epidemia de AIDS entre subgrupos sob maior risco no Brasil, 1980-2004. Cad Saúde Pública 2009; 25(4):727-37.
2. Brasil. Conselho Nacional de Combate à Discriminação. Brasil sem Homofobia: programa de combate à violência e à discriminação contra GLBT e promoção da cidadania homossexual. Brasília: Secretaria Especial de Direitos Humanos, Ministério da Saúde; 2004.
3. Brasil. Portaria MS n° 675, de 30 de março de 2006. Aprova Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde que consolida os direitos e deveres do exercício da cidadania na saúde em todo o país. Diário Oficial da União. 31 de março de 2006; Seção I.
4. Brasil. Ministério da Saúde. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Saúde da população de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais. Rev Saúde Pública 2008; 42(3):570-573.
5. Brasil. Ministério da Saúde. Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Brasília: Ministério da Saúde; 2008.
6. Brasil. Ministério da Saúde. Plano Nacional de Enfrentamento da Epidemia de Aids e das DST entre Gays, HSH e Travestis. Brasília: Ministério da Saúde; 2007.
7. Brasil. Secretaria Especial de Direitos Humanos. Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT. Brasília: Secretaria Especial de Direitos Humanos; 2009.
8. Brasil. Ministério da Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Boletim Epidemiológico Aids e DST. Ano
VII, nº. 1, 1ª a 26ª semanas epidemiológicas, janeiro a junho. Brasília: Ministério da Saúde; 2010.
9. Brasil. Ministério da Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e AIDS e I Congresso Brasileiro de Prevenção das Hepatites Virais – Viver Direitos: Acesso, Equidade e Cidadania, 16 a 19 de junho de 2010 [CD--ROM]. Brasília: Ministério da Saúde; 2010.
10. Grangeiro A, Escuder MM, Gianna MC, Castilho EA, Teixeira PR. Estratégias de descentralização e municipalização da resposta à aids no Brasil: implicações para as secretarias de saúde e organizações não governamentais. Rev Tempus Actas em Saúde Coletiva 2010; (2):15-33.
11. Kerr L. Comportamento, atitudes, práticas e prevalência de HIV e Sífilis entre homens que fazem sexo com homens (HSH) em 10 cidades brasileiras. Relatório técnico de pesquisa financiada pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais; 2009.
12. Lionço T. Que direito à saúde para a população GLBT? Considerando direitos humanos, sexuais e reprodutivos em busca da integralidade e da equidade. Saúde e Sociedade 2008; 17 (2):11-21.
13. Paiva V, Pupo LR, Barboza R. O direito à prevenção e os desafios da redução da vulnerabilidade ao HIV no Brasil. Rev Saúde Pública 2006; vol. 40(Supl):109-119.
14. Princípios de Yogyakarta. Princípios sobre a aplicação da legislação internacional de direitos humanos em relação à orientação sexual e identidade de gênero.Yogyakarta; 2007 [acesso em 18 de maio de 2011] Disponível em: http://www.clam.org.br/pdf/principios_de_yogyakarta.pdf.
15. Venturi G. Intolerância à diversidade sexual. Teoria e Debate Fundação Perseu Abramo 2008; nº. 78, julho a agosto. [acesso em 16 de maio de 2011] Disponível em: http://www.fpabramo.org.br/o-que-fazemos/editora/teoria-e-debate/edicoes-anteriores/intolerancia--diversidade-sexual.
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2011 Renato Barboza, Ane Talita da Silva Rocha

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...