Acupuntura na rede pública de saúde: uma análise sobre a organização e funcionamento na unidade de referência em Uberlândia-MG

Palavras-chave

Acupuntura
PNPIC
Promoção de saúde

Como Citar

Pereira, C. F., & Villela, W. V. (2011). Acupuntura na rede pública de saúde: uma análise sobre a organização e funcionamento na unidade de referência em Uberlândia-MG. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 13(2), 156–161. Recuperado de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/33677

Resumo

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) consiste num conjunto complexo de técnicas terapêuticas que buscam tratar o indivíduo como um todo, através da estimulação de mecanismos naturais, para gerar equilíbrio energético do corpo e proporcionar saúde. Dentre os recursos da MTC, a acupuntura é um dos mais reconhecidos e utilizados no país. Ela é uma técnica com baixo custo de aplicação e de recursos materiais; ausência de efeitos colaterais significativos; e com alta resolutibilidade. Em 2006, sua oferta na rede pública de saúde foi normatizada pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Em Minas Gerais, esta normatização foi reafirmada pela Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares (PEPIC), em 2009. Nesse contexto, este estudo de caso tem como objetivo descrever a organização, funcionamento e perfil do usuário da acupuntura na unidade de referência em Uberlândia-MG. Para tanto, foi realizada observação do fluxo de atendimento, coleta e análise de dados dos prontuários dos usuários e análise documental e bibliográfica. Conclui-se que a implementação da PNPIC traz uma nova perspectiva para os serviços de saúde públicos, podendo contribuir significativamente para o desenvolvimento de ações de promoção de saúde.

Referências

1. Bannerman RH. Acupuntura: a opinião da OMS. Rev. Saúde do Mundo (OMS), dezembro, p. 23-8; 1979.
2. Barros NF. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS: uma ação de inclusão. Ciênc. saúde coletiva 2006;11(3):850.
3. Brasil. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS. Ministério da Saúde: Brasília; 2006.
4. Política Nacional de Promoção da Saúde. Ministério da Saúde: Brasília; 2006a.
5. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. Ministério da Saúde: Brasília; 2008.
6. Buss PM. Uma introdução ao conceito de promoção da saúde. In: Czeresnia D. et al. (Orgs.). Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro: Fiocruz, p. 15-38; 2003.
7. IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Censo 2010. [acesso em 10 fev. 2011] Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1>.
8. Luz MT. Cultura Contemporânea e Medicinas Alternativas: Novos Paradigmas em Saúde no Fim do Século XX. Physis: Rev. Saúde Coletiva 2005; 15 (Supl:145-76.
9. Minas Gerais. Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares. Secretaria Estadual de Saúde. Belo Horizonte, 2009.
10. Pereira CF. A Acupuntura no SUS: uma Análise sobre o Conhecimento e Utilização em Tangará da Serra-MT. Rev. Saúde e Pesquisa 2010;3(2):213-9.
11. Santos FAZ Gouveia GC. Acupuntura no SUS: uma análise da evolução das consultas médicas no período de 1999 a 2006. In: Olivia M, Gurgel A. Democratizando o estudo científico em saúde: pesquisa sobre saúde pública. Recife: Bagaço; 2008. p. 61-90.
12. Silva JBG. Avaliação do Tratamento por Acupuntura em ambulatório do Hospital Escola – Estudo de Caso [dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo (USP), Saúde Pública; 1999.
13. Silva KN, Ramires JCL. O polo de serviços de saúde em Uberlândia: um cluster em formação. In: Ramires JCL. (Org.). Geografia da Atenção à Saúde em Uberlândia. Uberlândia: Assis Editora; 2009.
14. Triviños ANS. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas; 1987.
15. Wen TS. Acupuntura Clássica Chinesa. São Paulo: Cultrix; 1995.
16. Yamamura Y. Tratado de Medicina Chinesa. São Paulo: Roca; 1993.
17. Yin RK. Estudo de caso: planejamentos e métodos. Porto Alegre: Bookman; 2005.
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2011 Cristina Fernandes Pereira, Wilza Vieira Villela

Downloads

Não há dados estatísticos.