Proposta de plano de ação, no âmbito do programa saúde na escola, para prevenção e controle da obesidade infantil em um município da grande São Paulo - SP
PDF

Palavras-chave

Obesidade pediátrica
Programa saúde na escola
Colaboração intersetorial

Como Citar

da Silva Alves Batista, M. (2019). Proposta de plano de ação, no âmbito do programa saúde na escola, para prevenção e controle da obesidade infantil em um município da grande São Paulo - SP. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 20(1), 52–58. https://doi.org/10.52753/bis.2019.v20.34549

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo elaborar um plano de ação para prevenção e controle da obesidade infantil, no âmbito do Programa Saúde na Escola (PSE), para escolas municipais de ensino fundamental de um Município da Grande São Paulo – SP. Métodos: foram realizados 3 (três) encontros com gestores e profissionais das áreas da saúde e da educação para construção do plano de ação de acordo com a realidade local. Resultados: foram escolhidas 3 Unidades de Saúde da Família (1 na região central e 2 em regiões periféricas) e 5 escolas (1709 alunos) prioritárias para a proposta de repactuação do PSE. Optou-se pela potencialização das ações já realizadas por estas escolas, como, por exemplo, a Horta Escolar. Foi proposta a construção de um grupo de trabalho intersetorial para planejamento e gestão das ações. Conclusão: as discussões e reuniões com profissionais e gestores da área da saúde e educação possibilitaram a construção de um plano de ação adequado à realidade local e especificidades das escolas e unidades básicas de saúde.

https://doi.org/10.52753/bis.2019.v20.34549%20
PDF

Referências

Batista MAS. Ações de alimentação e nutrição, no âmbito de políticas públicas em ambiente escolar, para prevenção e controle da obesidade infantil no município de Itapevi – SP [dissertação]. São Paulo: Instituto de Saúde de São Paulo; 2016. 155 p.

CDC. Center Of Control Disease and Prevention. Childhood Obesity Facts. [acesso em 26 out. 2018]. Disponível em: https://www.cdc.gov/healthyschools/obesity/facts.htm

Gilkey M. Johns Hopkins Center for a Livable Future. Perspectives on childhood obesity prevention: recommendations from public health research and practice. Baltimore, MD: Johns Hopkins Center for a Livable Future. Department of Health, Behavior and Society; 2007. 25p.

Gliber AR. Um estudo compreensivo da personalidade de crianças obesas: enfoque kleiniano [dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2012.

Luiz AMAG, Gorayaeb R, Junior RDRL, Domingos NAM. Depressão, ansiedade, competência social e problemas comportamentais em crianças obesas. Est. Psicol. 2005;10(3): 371-375.

Ministério da Saúde (BR). Diretrizes do NASF: Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Brasília (DF); 2010.

Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação de Saúde. Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no Brasil 2011-2022. Brasília (DF); 2011.

Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Passo a passo PSE. Programa saúde na escola: tecendo caminhos da intersetorialidade. Brasília (DF); 2011.

Ministério da Educação (BR), Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Programa saúde na escola: tecendo caminhos da intersetorialidade. Brasília (DF); 2001.

Ministério da Saúde(BR), Secretaria de Atenção à Saúde. Caderno do gestor do PSE. Brasília(DF); 2015.

Ministério da Educação (BR), Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Caderno do gestor do PSE. Brasília (DF); 2015.

Ministério da Saúde(BR). Portaria Interministerial n°1.055, de 25 de abril de 2017 - Redefine as regras e os critérios para adesão ao Programa Saúde na Escola – PSE por estados, Distrito Federal e municípios e dispõe sobre o respectivo incentivo financeiro para custeio de ações.

Sato L. Pesquisar e intervir: encontrando o caminho do meio. In: Castro LR, Besset VL, organizadores. Pesquisa-Intervenção na Infância e Juventude. Rio de Janeiro: Nau; Faperj, 2008. p. 171-178.

Silva ACF. Programa saúde na escola: análise da gestão local, ações de alimentação e nutrição e estado nutricional dos escolares brasileiros [tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2014. 162 p.

Solorzano CMB, McCartney CR. Obesity and the pubertal transition in girls and boys. Reproduction. 2010;140:399–410.

Story MT, Neumark-Stzainer DR, Sherwood NE, Holt K, Sofka D, Trowbridge FL, Barlow SE. Management of child and adolescent obesity: attitudes, barriers, skills, and training needs among health care professionals. Pediatrics. 2002; 110(1Pt 2): 210-214.

Tenorio AS, Cobayashi F. Obesidade infantil na percepção dos pais. Rev Paul Pediatr. 2011; 29(4): 634-9.

WHO – World Health Organization. Healthy nutrition: an essential element of a health-promoting school. Geneva; 1998.

WHO – World Health Organization. Population based approaches to childhood obesity prevention. Geneva; 2012.

WHO – World Health Organization. Overweight and obesity. Adults aged 18+. [acesso em 27 out. 2018]. Disponível em: http://www.who.int/gho/ncd/risk_factors/overweight_text/en/>

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Mariangela da Silva Alves Batista

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...