Práticas ampliadas de puericultura na política São Paulo pela Primeiríssima Infância
PDF

Palavras-chave

Puericultura
Desenvolvimento Infantil Integral
Intersetorialidade

Como Citar

Chiesa, A. M., Tamami Minagawa Toriyama , Áurea ., Faleiros Neves, L., & Cera da Silva, R. (2018). Práticas ampliadas de puericultura na política São Paulo pela Primeiríssima Infância. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 19(1), 31–36. https://doi.org/10.52753/bis.2018.v19.34654

Resumo

A Formação em Puericultura: Práticas Ampliadas foi realizada no contexto do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, em 41 municípios até 2017, junto a profissionais e representantes da sociedade civil que atendem crianças e suas famílias. Os conteúdos, as estratégias pedagógicas e as avaliações durante o processo visam a sensibilizar os participantes e mobilizá-los para atuar na promoção do cuidado amoroso e responsivo, valorizando o patrimônio familiar e considerando a importância da intersetorialidade e da rede social de apoio à família. Profissionais dos setores da educação, do assistência social e da saúde avaliaram positivamente a Formação, com mudanças pessoais e atitudinais, além das institucionais. Destacam-se a Caderneta de Saúde da Criança, a Ficha de Acompanhamento dos cuidados para promoção do desenvolvimento infantil e a Proteção física e emocional da criança diante da realização de procedimentos como elementos para maior articulação intersetorial. Para cada setor, buscou-se avançar em ações de caráter universal e também focal. Identificaram-se ainda desafios para a incorporação permanente dos componentes da Formação, como a superação dos atendimentos prescritivos, o reconhecimento da importância da Rede Social e da articulação intersetorial, a valorização da parentalidade e da fase da vida da criança e da divulgação desses princípios para o público em geral.

https://doi.org/10.52753/bis.2018.v19.34654
PDF

Referências

Brasil. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. DOU de 16 de julho de 1990 – ECA. Brasília, DF.

Brasil. Marco Legal para a Primeira Infância. Lei nº13.257, de 08 de março de 2016. Disponível em

www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13257.htm>

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança: orientações para implementação. Brasília: Ministério da Saúde, 2018. 180 p.

Chiesa, A. M. Autonomia e resiliência: categorias para o fortalecimento da intervenção na atenção básica na perspectiva da promoção da saúde. [Tese de livre-docência]. São Paulo; Universidade de São Paulo; 2005. Disponível em file:///C:/Users/Anna%20Chiesa/Downloads/AnnaMariaChiesa%20(1).pdf)5. Chiesa AM, Benevides IA, Maricondi MA, Silva MCP, Veríssimo MDLOR, Neves LF. Toda hora é hora de cuidar. Caderno da equipe de saúde. 2. ed. São Paulo: Escola de Enfermagem da USP; 2013.

Ministério da Saúde. Caderneta de saúde da criança. 12. ed. Brasília (DF); 2018. [acesso em 20 ago 2018]. Disponível em: http://portalms.saude.gov.br/saude-para-voce/saude-dacrianca/pre-natal-e-parto caderneta-de-saude-da-crianca.

Mustard JF. O desenvolvimento da primeira infância e o cérebro – a base para a saúde, o aprendizado e o comportamento durante a vida toda. In: Young ME, organizador. Da primeira infância ao desenvolvimento humano: investindo no futuro de nossas crianças. Lopes, M, tradutor. São Paulo: Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal; 2010.

Pluciennik GA, Lazzari MC, Chicaro MF, organizadores. Fundamentos da família como promotora do desenvolvimento infantil: parentalidade em foco. São Paulo: Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal – FMCSV, 2016

Shore R. Repensando o cérebro. Porto Alegre: Mercado Aberto; 2000.

Wajntal M, Eleutério GAJ, Neves LF, Souto TS, Melo MIVR. Grupo de acompanhamento do desenvolvimento infantil – aqui tem SUS! 32º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo; 2017). Disponível em: http://www.mfpaper.com.br/fulltime/2018/CD/PDF/ATEN069.pdf

Young ME. Introdução e Visão Geral. In: Young ME, organizador. Da primeira infância ao desenvolvimento humano: investindo no futuro de nossas crianças. São Paulo: Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal; 2010.

Zoboli ELCP, Fracolli LA, Chiesa AM. O cuidado de enfermagem em saúde coletiva. In: Soares CB, Campos CMS, organizadores. Fundamentos de Saúde Coletiva e o Cuidado de Enfermagem. Barueri – SP: Manole Ltda; 2013, v.1,p. 244-264.Vídeo: Construir as competências nos adultos para melhorar o desempenho das crianças. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=bsFXSH8Z5H0)

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 Anna Maria Chiesa, Áurea Tamami Minagawa Toriyama , Lucila Faleiros Neves, Reginalice Cera da Silva

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...