Formação de grupo com famílias grávidas e com crianças de 0 a 3 anos
PDF

Palavras-chave

Vínculo Pais-Filho
Desenvolvimento Infantil
Capacitação Profissional

Como Citar

e Freitas Lima Nascimento, C., & Reyes de Campos, A. L. (2018). Formação de grupo com famílias grávidas e com crianças de 0 a 3 anos: foco no vínculo pais-filho e no desenvolvimento infantil. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 19(1), 41–46. https://doi.org/10.52753/bis.2018.v19.34656

Resumo

Nossas pesquisas e experiência clínica evidenciam a importância do vínculo mãe-filho no desenvolvimento infantil. Vínculo compreendido como um processo contínuo e complexo, que envolve mais do que os cuidados com a sobrevivência física, pois tem uma função de constituir o psiquismo da criança, de humanizá-la. O estabelecimento do vínculo, desde a gestação, promove o desenvolvimento emocional, entendido como o processo de amadurecimento do indivíduo, de um ser que não sobrevive sozinho para um ser independente e autônomo. O ambiente familiar exerce seu papel de sustentação, ao atender adequadamente às solicitações e necessidades da criança, fazendo com que se sinta segura e amada. Esse ambiente falha ao produzir excesso de experiências traumáticas para a criança, causando danos à sua saúde mental. Sabendo da importância desses conhecimentos e da necessidade de sua transmissão, aceitamos o convite para participar de Oficinas de Capacitação do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância (SPPI) para profissionais das áreas da saúde, educação e assistência social. De forma a possibilitar uma aprendizagem emocional e cognitiva aos participantes, propusemos o trabalho com grupos, utilizando recursos e estratégias que promovessem reflexões e discussões.

https://doi.org/10.52753/bis.2018.v19.34656
PDF

Referências

Assis, MBAC. O tempo da alma. In: Cronos ensandecido: sobre a agitação no mundo contemporâneo. Org Sergio Pritas. São Carlos: EdUFSCar, 2009.

Bauer, J. Mamãe zangada. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

Bernardo, P P. A Prática da Arteterapia: correlações entre temas e recursos, v 1. São Paulo: Editado pela autora, 2008.

Bowby, J. Formação e rompimento de laços afetivos. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

Correa Filho, L. Saúde e Educação, antes ou a partir do nascimento? Rev de informação legislativa. out-dez 2007;44(176): 37-47.

Cypel, LRC. A criança do 1º ao 12º mês – aspectos emocionais. In: Fundamentos do Desenvolvimento Infantil: da gestação aos 3 anos. Organizador Saul Cypel. São Paulo: Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, 2011.

Dias, EO. A teoria do amadurecimento de D. W. Winnicott. 2. ed. São Paulo: DWW Editorial, 2012.

Ferreira, MC; Aiello-Vaisberg, TMJ. O pai suficientemente bom: algumas considerações sobre o cuidado na psicanálise winnicottiana. Mudanças - Psicologia da Saúde. jul-dez 2006; 14(2): 136–142.

Fulgêncio, L. Por que Winnicott? São Paulo: Zagodoni Editora Ltda, 2016.

Klaus, MH; Kennel, JH; Klaus, PH. Vínculo: construindo as bases para um apego seguro e para a independência. Porto Alegre: Artmed, 2000.

MacKee, DL. Agora não, Bernardo. São Paulo: Martins Fontes, 2010

Piontelli, A. De feto à criança: um estudo observacional e psicanalítico. Rio de Janeiro: Imago, 1995.

Rosa, CD (2007). A presença do pai no processo de amadurecimento – um estudo sobre D. W. Winnicott. 2007. Dissertação de mestrado – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

Winnicott, DW. Teoria do relacionamento paterno-infantil (1960). In: O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

. _____. Provisão para a criança na saúde e na crise(1962). In: O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 Christianne e Freitas Lima Nascimento, Alba Lucia Reyes de Campos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...