Comunicação e saúde na prática educativa
PDF

Palavras-chave

Comunicação
Educação
Saúde

Como Citar

Favorido Donato, A. (2017). Comunicação e saúde na prática educativa. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 18(2), 23–29. https://doi.org/10.52753/bis.v18i2.34719

Resumo

O presente artigo terá como ponto de partida a reflexão sobre duas situações relatadas em uma oficina de trabalho junto a profissionais de saúde, com o objetivo de analisar os impasses da dimensão comunicacional no processo educativo. Seu desenvolvimento prevê a problematização das ideias que foram objeto de discussão entre os participantes da referida oficina, com destaque para a dimensão comunicacional como elemento constitutivo do processo educativo desenvolvido pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família junto à população. A perspectiva adotada terá uma concepção crítica da educação como parâmetro, considerando as práticas de comunicação no contexto das ações de atenção à saúde, das marcas da cultura local, e das interações entre os agentes de saúde e a população.

https://doi.org/10.52753/bis.v18i2.34719
PDF

Referências

1. Associação Nacional da Rede Unida. VI Congresso Nacional da Rede Unida, I Mostra de Produção de Saúde da Família de Minas Gerais, III
Fórum Nacional de redes em Saúde, Reunião de Pólos de Educação Permanente em Saúde. Belo Horizonte; 2005.
2. Bakhtin M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 6. ed. São Paulo: Hucitec; 1992.
3. Donato AF. Traçando redes de comunicação. [Tese de Doutorado]. Faculdade de Saúde Pública. Universidade de São Paulo; 2000.
4. Garcia CN. Culturas híbridas. São Paulo: Edusp; 2014.
5. Martin-Barbero J. De los médios a las mediaciones. comunicación, cultura y hegemonia. Barcelona: Gustavo Gili;1991.
6. Sousa MW. Recepção e comunicação: a busca do sujeito. In Sousa MW. (Organizador). Sujeito, o lado oculto do receptor. São Paulo:
Brasiliense; 1995.
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2017 Ausonia Favorido Donato

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...