Novos discursos e modelagens do envelhecimento contemporâneo
PDF

Palavras-chave

Envelhecimento
Vida saudável
Modos de envelhecer contemporâneos

Como Citar

Borba Cerqueira, M. . (2017). Novos discursos e modelagens do envelhecimento contemporâneo . Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 18(2), 41–48. https://doi.org/10.52753/bis.v18i2.34732

Resumo

Assiste-se hoje a mudanças importantes no setor saúde, ancoradas por transformações sem precedentes no âmbito das tecnociências. Os discursos de longevidade, bem-estar e qualidade de vida passaram a ser estreitamente conectados a uma gramática relacionada à vida, ao corpo e à saúde que extrapolam as exigências do controle de populações, dando lugar a poderosas tecnologias de governo. O corpo, ao despertar múltiplas inquietações, tanto entre os próprios sujeitos produtores de identidade, resistências e sofrimentos, quanto entre pesquisadores que têm explorado exaustivamente novas configurações de pesquisa, surge como objeto de aspiração humana universal, inscrito em todos os segmentos da sociedade. O corpo que envelhece encontra na saúde a sua maior preceptora. A saúde é a instituição que mais intercede nos processos do envelhecimento humano — a saúde hoje ensina, constrange, monitora o envelhecer a partir de uma lógica de pedagogização da velhice, prática caracterizada por mecanismos de prudência e lisura. Esse texto procura mostrar contextos, novidades, conflitos e resistências, segundo topografias socioculturais que revelam modos de envelhecer na contemporaneidade em diálogo com áreas sociais modelares como Saúde, Educação e Comunicação.

https://doi.org/10.52753/bis.v18i2.34732
PDF

Referências

1. Birman J. Muitas felicidades?! O imperativo de ser feliz na contemporaneidade. In: Freire Filho J. (Org.). Ser feliz hoje. Rio de Janeiro:
Editora FGV; 2010. p.27.
2. De Lazzari FP. A voz e a vez do jovem: o imaginário de juventude na publicidade brasileira. (Dissertação de Mestrado). Escola Superior de
Propaganda e Marketing (ESPM).São Paulo; 2011.
3. Docter B, Peterson P. Up - altas aventuras. (Animação). Emeryville, California: Pixar Animation Studios; 2009.
4. Dufour D. A arte de reduzir as cabeças: sobre a nova servidão na sociedade ultraliberal. Rio de Janeiro: Companhia de Freud; 2005.
5. Franco T, Corvino MP, Galavote HS, Lobato E. Biopolítica e cuidado de si na promoção da saúde, na saúde suplementar. In: Ribeiro CDM, Franco TB, Lima RCD, Andrade CS. (Orgs.). Saúde suplementar, biopolítica e Promoção da Saúde. São Paulo: Hucitec; 2011. p.86.
6. Motta AB. A juvenização atual das idades. Cad. Espaço Femin; 2012. 25(2):11-24.
7. Silva LRF. Da velhice à terceira idade: o percurso histórico das identidades atreladas ao processo de envelhecimento. História, Ciências,
Saúde, Manguinhos. 2008; 15(1):155-168.
8. Telehelp. Índice felizômetro aponta terceira idade satisfeita. (On line). [acesso em 15 jul 2017]. Disponível em:
http:/www.telehelp.com.br/indice-felizometro-aponta-terceira-idade-satisfeita/.
9. Tucherman I. Fabricando corpos: ficção e tecnologia. Comunicação Mídia e Consumo. 2008; 3(7):77-92.
10. Veras R. Novos desafios para o velho país envelhecido. In: Goldemberg M. (Org.). Corpo, envelhecimento e felicidade. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira; 2011.
11. World Health Organization (WHO). Envelhecimento ativo: uma política de saúde. Brasília: OPAS, Ministério da Saúde; 2005.
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2017 Monique Borba Cerqueira

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...