Documento norteador como ferramenta de gestão para a atenção básica
PDF

Palavras-chave

Gestão
Atenção Básica
Saúde Pública

Como Citar

Munhoz, . E., Finfa da Silva , F., Fuentes, I., Patriota, L., & Prata, N. (2015). Documento norteador como ferramenta de gestão para a atenção básica. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 16(supl.), 32–36. Recuperado de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/35395

Resumo

Em São Bernardo do Campo, a organização e o desenvolvimento da Gestão da Atenção Básica é uma tarefa compartilhada. Para dar sustentabilidade para que os propósitos se concretizassem, foi elaborado um documento que contempla a política municipal da Atenção Básica e norteia gerentes de UBS e trabalhadores na condução dos seus processos de trabalho. O documento tem por objetivo ser uma ferramenta de gestão tanto para o nível central quanto para a gestão local das UBS, equipes e trabalhadores. Destacam-se: como realizar o cadastro e acompanhamento das famílias e métodos de organização do processo de trabalho; a importância dos sistemas de informação; como realizar o monitoramento dos dados; acolhimento e agendamento como estratégia de organização e ampliação do acesso. Espera-se com esse documento fortalecer a figura do gerente e dar sustentação às suas ações de gestor, bem como direcionar toda rede para um objetivo comum, visto que este impacta no processo saúde doença da população atendida.

PDF

Referências

1. Cecílio LCOC. A morte de Ivan Ilitch, de Leon Tolstói: elementos para se pensar as múltiplas dimensões da gestão do cuidado. Interface.
2009;13(suppl.1):545-55.
2. Merhy EE. A reestruturação produtiva na saúde, a produção do cuidado e a cartografia do trabalho vivo em ato. São Paulo: Hucitec; 2002.
3. Ministério da Saúde. DATASUS. Cadastro Nacional de estabelecimentos de saúde. Brasília (DF); 2015.[acesso em 13 jun 2015]. Disponível em: http://
c n e s . d a t a s u s . g o v. b r / ´ M o d _ I n d _ U n i d a d e . a s p?VEstado=35&VMun=354870&VComp=201505&VUni
4. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Coordenação Nacional de
Saúde Bucal. Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal. Brasília (DF); 2004.
5. Neves CAB. Saúde: a cartografia do trabalho vivo. Cad.Saúde Pública. 2008;24: 1953-1955.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...