Contribuições do programa de aprimoramento profissional em saúde coletiva do Instituto de Saúde no processo de autoavaliação da atenção básica no município de Santos
PDF

Palavras-chave

Avaliação de Saúde
Atenção Básica
Atenção Primária

Como Citar

Souza Adania, C. S., de Lima Santos, A. P., de Castro Nascimento, . N., Hidalgo de Almeida, F. J., Ferreira Moura, . J., Estevão Calvo, M., Lopes Rodrigues, E., & Isoyama Venancio, S. (2015). Contribuições do programa de aprimoramento profissional em saúde coletiva do Instituto de Saúde no processo de autoavaliação da atenção básica no município de Santos. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 16(supl.), 41–47. Recuperado de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/35434

Resumo

O Instituto de Saúde assessorou o município de Santos na avaliação da Atenção Básica (AB), através da utilização da ferramenta de Autoavaliação para a Melhoria do Acesso e da Qualidade (AMAQ), com a participação dos alunos do seu Programa de Aprimoramento Profissional em Saúde Coletiva. Este trabalho apresenta as percepções dos alunos sobre o processo e os resultados da autoavaliação realizada pelas equipes. Participaram 24 UBS no período de 29/10 a 13/12/2013. A AMAQ foi definida como método investigativo para avaliar o grau de adequação das práticas das UBS aos padrões de qualidade propostos pelo Ministério da Saúde. Utilizou-se a observação participante e o diário de campo para captar as percepções dos alunos sobre o processo. Identificou-se que as UBS têm realidades e processos singulares. Houve concentração das UBS entre as classificações regular e satisfatória e nenhuma UBS obteve a classificação muito insatisfatória. A análise aponta possibilidades para o fortalecimento da AB, destacando a incorporação das diretrizes para a orientação das práticas de saúde, legitimação e qualificação da coordenação municipal da AB e estabelecimento de uma política de educação permanente no município.

PDF

Referências

1. Ceccim RB. Educação permanente em saúde: descentralização e disseminação de capacidade pedagógica na saúde. Cien Saude Colet. 2005;10(4):975-86.
2. Elias PE, Ferreira CW, Alves MCG, Cohn A, Kishima V, Escrivão Junior A et al. Atenção Básica em Saúde: comparação entre PSF e UBS por estrato de exclusão social no município de São Paulo. Cien Saude Colet. 2006;11(3):633-41.
3. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Autoavaliação para a Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção-AMAQ. Brasília (DF): 2013.
4. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Saúde na escola. Brasília(DF): 2009.
5. Nasser AC. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Rio de Janeiro: Vozes; 2012.
6. Uchimura KY, Bosi MLM. Qualidade e subjetividade na avaliação de programas e serviços em saúde. Cad Saúde Pública. 2002;18(6):1561-9.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...