Proposta para estruturação de um departamento de Vigilância em Saúde Ambiental
PDF

Palavras-chave

Saúde Ambiental
Estruturação de Departamento
Áreas Contaminadas

Como Citar

Duarte, A. ., Marcondes, G., Marcondes, G., & Mendes dos Santos, C. (2015). Proposta para estruturação de um departamento de Vigilância em Saúde Ambiental. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 16(supl.), 52–56. Recuperado de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/35475

Resumo

A estruturação do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental requer a dedicação de membros do setor público, em específico colaboradores da secretaria de Saúde. Desta forma foi proposta uma metodologia capaz de abranger os principais pontos a serem observados no cumprimento desta tarefa. A começar pela capacitação e treinamento continuado de seus membros, mediante pesquisas ou reuniões, passando pela estruturação de uma equipe multiprofissional capaz de lidar com questões ambientais, epidemiológicas, sanitárias e também relacionadas à saúde humana, à aquisição de instrumentos técnicos e constituição de base bibliográfica para pesquisa; desta forma proporciona condições para a realização de estudos sobre as áreas contaminadas do município, recolhendo dados em campo e gerando informações capazes de articular e nortear as ações devidas entre os órgãos competentes mediante grupos de discussão e o provimento de dados em programas federais.

PDF

Referências

1. Ministério da Saúde. Manual sobre o Sistema de Informação de Vigilância em Saúde Ambiental. Brasília (DF): 2010.
2. Ministério da Saúde. Universidade Aberta do SUS (UNA– SUS). Cursos. Disponível em: <http://www.unsasus.gov.br>. Acesso em: 18 de junho 2015.
3. Secretaria de Estado de Saúde, Coordenadora de Controle de Doenças, Centro de Vigilância Epidemiológica. Manual de vigilância em saúde ambiental para ações em vigilância em saúde relacionado à população exposto ao solo contaminado. São Paulo: 2010.
4. Secretaria de Estado de Saúde, Coordenadora de Controle de Doenças, Centro de Vigilância Epidemiológica. Plano
Estratégico do Programa de Vigilância de Populações Expostas a Solo Contaminado – VIGISOLO. São Paulo: 2014.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...