Ensino a distância (EAD) – prática inovadora na educação permanente em saúde
PDF

Palavras-chave

Educação a Distância
Educação Permanente em Saúde
Saúde Pública

Como Citar

de Paula Junio, F., Hirata, E., Alves da Costa Junior, E., de Castro Rossi, L. C., & Munhoz de Brito, L. (2021). Ensino a distância (EAD) – prática inovadora na educação permanente em saúde: uma experiência em São José do Rio Preto/SP. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 16(supl.), 57–60. Recuperado de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/35559

Resumo

A Educação a Distância (EAD) deve ser compreendida como importante estratégia para a qualificação de recursos humanos. Em suas diversas configurações tecnológicas e de acesso através das plataformas móveis, acaba resumindo os encontros presenciais entre professores e alunos, proporcionando a médio e longo prazo a igualdade de oportunidades, através da democratização do acesso de grandes massas à educação e, de modo especial, no SUS, permite a formação e capacitação de grande contingente de profissionais. Essa ação de Educação Permanente em Saúde (EPS), em consonância com as metas do Plano Nacional de Saúde, em específico na diretriz “Contribuição à adequada formação, alocação, qualificação, valorização e democratização das relações de trabalho dos trabalhadores do SUS”¸ tendo sido pactuada pelo município na Programação Anual de Saúde de 2014, com a meta: “implementar ações de educação permanente para qualificação das redes de atenção pactuadas”.

PDF

Referências

1. Azevedo W. Introdução ao planejamento educacional (Instructional Design) para Educação a distância. c2000-2003.
2. Barros DMV. Educação a distância e o universo do trabalho. Bauru: EDUSC; 2003.
3. Ministério da Saúde. Portaria nº 278, de 27 de fevereiro de 2014. Institui diretrizes para implementação da Política
de Educação Permanente em Saúde, no âmbito do Ministério da Saúde (MS). Diário Oficial da União. 28 fev 2014;Seção 1:59.
4. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS nº 198, de 13 de fevereiro de 2004. Institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde – como estratégia do Sistema Único de Saúde para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor e dá outras providências. Brasília: 2004.
5. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2009. (Série B.Textos Básicos de Saúde; Série Pactos pela Saúde 2006).v. 9, p. 7-15.
6. Ministério da Saúde. (BR). Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Políticas de Formação e Desenvolvimento para o SUS: Caminhos para a Educação Permanente em Saúde. Brasília (DF): 2003.
7. Oliveira VA, Brasil LSB. Repensando a educação permanente em saúde na sociedade da informação: a experiência da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. In:Trindade MAB, organizadora. As tecnologias da informação e comunicação (TIC) no desenvolvimento de profissionais
do Sistema Único de Saúde (SUS). São Paulo: Instituto de Saúde; 2011. p.191-217. (Temas em Saúde Coletiva,12)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...