Solidariedade em movimento
PDF

Palavras-chave

AIDS
Solidariedade
Educação

Como Citar

Luckesi de Souza, . M., do Prado Dan, G., & Magalhães de Almeida Munhoz, M. de L. (2015). Solidariedade em movimento: Jundiaí na luta contra a AIDS. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 16(supl.), 73–77. Recuperado de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/35569

Resumo

A secretaria municipal de Saúde de Jundiaí, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), promoveu em 2013 dois eventos de comemoração ao 1º de dezembro – Dia Mundial de Luta contra a AIDS, com objetivo de orientar quanto a prevenção às DST/AIDS e incentivar a solidariedade às pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHA). O primeiro evento ocorreu em parceria com o Projeto Ações Preventivas na Escola. Foi realizada a mesa-redonda Educação, Saúde e [SIDA]dania: o protagonismo juvenil na luta contra a AIDS e diversas oficinas que abordaram temas como: direitos sexuais e reprodutivos; viver e conviver com HIV/AIDS; gênero e diversidade sexual e prevenção às DST/AIDS na escola. O segundo evento, Solidariedade em movimento: Jundiaí na luta contra a AIDS, ocorreu no dia 1º de dezembro no Parque da Cidade. Foi um encontro artístico-cultural, que contou com a apresentação de um flash mob composto por aproximadamente 100 pessoas. O evento foi filmado e divulgado nas redes sociais. Comemorar o Dia Mundial de Luta contra a AIDS é fundamental para reforçar o compromisso com a defesa dos Direitos Humanos das PVHA e ao acesso universal à prevenção e ao tratamento.

PDF

Referências

1. Ministério da Saúde (BR). Coordenação Nacional de DST e Aids (DF). Prevenir é sempre melhor. Brasília: Ministério da Saúde; 1998.
2. Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde (DF). Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais (DF). Boletim Epidemiológico Aids e DST. Brasília: Ministério da Saúde; 2014.
3. Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde (DF). Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais (DF). Protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para manejo da infecção pelo HIV em adultos. Brasília: Ministério da Saúde; 2013.
4. Trindade ALO, Figueiredo ELF, Santos NMW, Mangan PKV, Constante RS. Multiculturalismo urbano: o fenômeno flash mob. Texto Digital [internet]. 2012 jan-jul;8(1):25-39. Recuperado em 3 jun. 2015, de https://periodicos. ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2012v8n1p25/22400

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...