Gestão da Assistência Farmacêutica
PDF

Palavras-chave

Gestão da Assistência Farmacêutica
Farmacoeconomia
Reestruturação

Como Citar

da Costa Meirelles, C., Takanori Okumura, M., Semmler, T. C., Marico Nagatomi, M., & Bassos Candido, Z. (2015). Gestão da Assistência Farmacêutica: implantação de controle, rastreabilidade e farmacoeconomia. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 16(supl.), 78–82. Recuperado de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/35570

Resumo

A assistência farmacêutica ocupa papel de destaque tanto no orçamento público quanto no atendimento das necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A importância do controle de estoque e dispensação, além de promover o melhor aproveitamento dos recursos da saúde, abrangem também a rastreabilidade dos usuários, medicamentos e insumos fornecidos. Mediante o diagnóstico da necessidade da reestruturação do setor de assistência farmacêutica no município de Salto/SP, diversas modificações foram realizadas visando à melhoria no atendimento à população e otimização de recursos humanos e financeiros, como a implantação de sistema informatizado nas farmácias da rede básica (Hórus – Ministério da Saúde), capacitação de funcionários do setor, descredenciamento do Programa Dose Certa para melhor gerenciamento dos recursos, da logística de compras dos medicamentos e acompanhamento dos custos com incineração por validade vencida, quantificação das medições realizadas nos aparelhos glicosímetros dos pacientes para fornecimento de insumos, parceria com Farmácias credenciadas com o Programa “Aqui Tem Farmácia Popular” para divulgação dos 12 itens gratuitos de hipertensão, diabetes e asma e direcionamento da demanda SUS e o encerramento das atividades da unidade própria da Farmácia Popular do município, com a incorporação de itens na Remume – Relação Municipal de Medicamentos.

PDF

Referências

1. Costa KS, Nascimento Junior JM. Hórus: inovação tecnológica na assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde. Rev Saúde Pública., 2012;46:91-99.
2. Secoli SR, Padilha KG, Litvoc J, Maeda ST. Farmacoeconomia: perspectiva emergente no processo de tomada de decisão. Ciênc Saúde Coletiva., 2005;10 Suppl:287-296.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...