Isolados
uma interpretação fotográfica do isolamento social
DOI:
https://doi.org/10.52753/bis.2020.v21.36745Palavras-chave:
COVID-19, Fotografia, Cidade, Isolamento social, Distanciamento socialResumo
Este ensaio trata do processo de criação do livro Isolados, o qual, tem a proposta de trazer uma interpretação fotográfica das medidas de prevenção e de controle da Doença do Coronavírus-19 (COVID-19), isolamento social (separação dos casos de COVID-19, suspeitos ou confirmados, dos outros indivíduos, para evitar a transmissão da doença) e distanciamento social (diminuição de interação entre as pessoas para reduzir a velocidade de disseminação do SARS-CoV-2). As fotografias produzidas pelos nove fotógrafos que subscrevem a obra revelam aspectos profundos desse episódio singular de continência, em que as atividades cotidianas são reduzidas ao necessário para a sobrevivência. A produção se ancora na capacidade de a linguagem fotográfica propiciar uma chave de interpretação da realidade que se desata diante das lentes. A compreensão da realidade social, entretanto, não é considerada factível a partir do ponto de vista isolado de um operação que fragmenta a realidade – a fotografia – mas pela composição das propostas fotográficas que proporcionam um aprofundamento da análise. Assim, a fragmentação, que é própria da câmera ao enquadrar seu objeto, só pode ser superado pela composição das imagens registradas.
Downloads
Métricas
Referências
[acesso em 7 set 2020]. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1zNaGCF9goT0lgitBonVMG5JjQpICt0qM/view.
2. Marx K, Engels F. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas (1845-1846). São Paulo: Boitempo; 2007.
3. Flusser V. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo: Anablume; 2008.
4. Marx K. Contribuição à crítica da economia política. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes; 2011.
5. Carlos AFA. Crise Urbana. São Paulo: Contexto; 2015.
6. Monedard A. A emergência de um novo olhar sobre a cidade: as fotografias urbanas de 1870 a 1918. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História PUC-SP. 1999 (18):107-114.
7. Costa. LB. Eugène Atget: imagem dialética, imagem crítica. Expediente Studium [internet]. 2016 [acesso em 7 set 2020]; (38). Disponível em: https://www.studium.iar.unicamp.br/38/04/index.html.
8. Lefèbvre H. A revolução urbana. Belo Horizonte: Editora da UFMG; 1999.
9. Krauss R. O fotográfico. Barcelona: Gustavo Gili; 2010.
10. Marx K. Crítica da Filosofia do Direito de Hegel. 3. ed. São Paulo: Boitempo; 2013.
11. Trajano, TA. Sem Título. Fotografia. São Paulo. 2020. 1 fotografia: preto & branco, 297 x 210 mm.
12. Araujo, GJT. Sem Título. Fotografia. São Paulo. 2020. 1 fotografia: preto & branco, 297 x 210 mm.
13. Silva, RC. Sem Título. 2020. Fotografia. São Paulo. 2020. 1 fotografia: preto & branco, 297 x 210 mmm.
14. Andrade, IP. Sem Título. 2020. Fotografia. São Paulo. 2020. 1 fotografia: preto & branco, 210 x 297 mm.
15. Santana, RH. Sem Título.Fotografia. São Paulo. 2020. 1 fotografia: preto & branco, 210 x 297 mm.
16. Santana, RH. Sem Título. Fotografia. São Paulo. 2020. 1 fotografia: preto & branco, 210 x 297 mm.
17. Reboredo, LT. Sem Título. Fotografia. São Paulo. 2020. 1 fotografia: preto & branco, 297 x 210 mm
18. Cotrim, IA. Trajano, Fotografia. São Paulo. 2020. 1 fotografia: preto & branco, 297 x 210 mm.
19. Ribeiro, BA. Sem Título. Fotografia. São Paulo. 2020. 1 fotografia: preto & branco, 297 x 210 mm.
20. Venturineli, R. À Venda. Fotografia. Amsterdã. 2020. 1 fotografia: preto & branco, 297 x 210 mm