Sobre a Revista

Objetivos

Direcionada a um público leitor formado, primordialmente, por profissionais da área da saúde do SUS, como técnicos, enfermeiros, médicos e gestores da Saúde, a publicação tem por objetivo fomentar discussões para o aprimoramento das políticas públicas e para a tomada de decisões na área da Saúde Coletiva.

Áreas de interesse

Saúde Coletiva, Sistemas e Serviços de Saúde, Políticas Públicas, Ensino, Pesquisa e Comunicação em Saúde e Avaliação de Tecnologias em Saúde.

Histórico

Lançado em 1994, o BIS ganhou um perfil técnico-científico em 1999, considerado ano base para a contagem da publicação em volume e número. Em 2009, o BIS passou a apresentar um núcleo temático a cada edição, além de outros artigos técnico-científicos, escritos por pesquisadores dos diferentes Núcleos de Pesquisa do Instituto e de outras instituições de Ensino e Pesquisa na Área da Saúde Coletiva.

Periodicidade

Semestral.

Política de Acesso Aberto

Como periódico de acesso aberto, todo conteúdo está disponível em formato eletrônico e gratuitamente, sem custo para o leitor ou sua instituição. Os leitores podem ler, faze dowload, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada, dando aos autores o acesso aberto da Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI). 

O Bis, também está em consonância com os princípios da Ciência Aberta, contribuindo na construção do conhecimento científico, participativo, transparente, compartilhado e com maior democratização do saber. Suas políticas de publicação fundamentam-se nos conceitos relacionados ao acesso aberto, publicação de preprints e políticas de dados abertos de pesquisa.

Arquivamento

Este periódico utiliza o sistema LOCKSS,  do Public Knowledge Project (PKP), para criar um sistema de arquivamento distribuído entre as revistas da Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo, permitindo a criação de arquivos permanentes do periódico para fins de preservação e restauração. O período também faz parte da rede Cariniana: Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital do Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (IBICT).

Declaração de direito autoral

Este periódico está licenciado sob uma Creative Commos Attribution 4.0 International License. Os direitos são do autor e esta licença permite que os outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.

O Bis, Boletim do Instituto de Saúde, permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação sem restrições, desta forma, a revista está isenta da responsabilidade por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral. 

Indexadores - Google Acadêmico

h5-índice de periódicos - é um índice bibliométrico criado pelo Google, disponibilizado no Google Acadêmico.  

É o índice h de artigos publicados nos últimos 5 anos completos. É o maior número h em que h artigos publicados em 2017-2021 tem pelo menos h citações cada.