O Instituto Biológico e seu Acervo Documental

  • Márcia Maria Rebouças Instituto Biológico, Centro de Comunicação e Transferência do Conhecimento, Museu/Centro de Memória do Instituto Biológico.
  • Simone Bacilieri Instituto Biológico, Centro de Comunicação e Transferência do Conhecimento, Museu/Centro de Memória do Instituto Biológico.
  • Silvana D’Agostini Instituto Biológico, Centro de Comunicação e Transferência do Conhecimento, Museu/Centro de Memória do Instituto Biológico.
  • Nayte Vitiello Instituto Biológico, Centro de Comunicação e Transferência do Conhecimento, Museu/Centro de Memória do Instituto Biológico.
  • Luana Santamaría Basso Bolsistas PIBIC/CNPq/IB
  • Érika Barbosa Bolsistas PIBIC/CNPq/IB
  • Juliana Sganzerla Pereira Bolsistas PIBIC/CNPq/IB
Palavras-chave: Centro de Memória, História da Ciência, Documento, Instituto Biológico, Coleções

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo divulgar o acervo existente no Centro de Memória do Instituto Biológico, datado do final do século XIX, soma 340.000 documentos diversos (180.000 documentos textuais de cientistas desde o início do século XX, 60.000 fotografias e 70.000 slides em vidro e 3.000 documentos sobre arquitetura), documentos fundamentais para o estudo da cultura científica no Brasil e no exterior, demonstrando as ações de cientistas no correr da história. Destaca as coleções de Artur Neiva, José Reis e Henrique da Rocha Lima.

Referências

Acervo do Centro de Memória do Instituto Biológico
Falcão CF. Estudos sobre o Tifo Exantemático, Editora da Universidade de São Paulo,1966, 596p.
Rebouças MM., Bacilieri S. Arthur Neiva: O Ideal acima de tudo - Páginas do Instituto Biológico,v.2, n.2, 2005.
Rebouças MM., Bacilieri S. José Reis, Vida e Obra de um marco na divulgação científica. Páginas do Instituto Biológico, v.1, n.1, 2005.
Reis F. O caixeiro-viajante da ciência e outros 99 perfis – Pesquisa Bibliográfica. Impresso.
Reis J. † José Reis, a vida que valeu a pena ser vivida porque deixou a terra profícua para a semente germinar, e ela germinou. Páginas do Instituto Biológico, v.2, n.1, 2006.
Soares SM. José Reis em foco. O Biológico, v.57, nºs 1 e 2, jan./dez., 1995.
Publicado
2009-06-30
Como Citar
Rebouças, M. M., Bacilieri, S., D’Agostini, S., Vitiello, N., Basso, L. S., Barbosa, Érika, & Pereira, J. S. (2009). O Instituto Biológico e seu Acervo Documental. Cadernos De História Da Ciência, 5(1), 95-122. https://doi.org/10.47692/cadhistcienc.2009.v5.35762
Seção
Artigo Original