A utilização da tecnologia assistiva para alimentação na melhora do desempenho ocupacional de hansenianos com mão em garra

Autores

  • Jorge Lopes Rodrigues Junior Terapeuta Ocupacional. Especialista em Reabilitação Neurológica UEPA. Professor Assistente I Universidade do Estado do Pará - UEPA . Professor Assistente da Universidade da Amazônia - UNAMA. Mestre em Doenças Tropicais - UFPA.
  • Lucas da Silva Muniz Terapeuta Ocupacional. Graduação em Terapia Ocupacional. Universidade do Estado do Pará - UEPA
  • Marília Brasil Xavier Médica Dermatologista. Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará - UFPA e Professora Titular da Universidade do Estado do Pará - UEPA Universidade do Estado do Pará.

DOI:

https://doi.org/10.47878/hi.2014.v39.35025

Palavras-chave:

Hanseníase, Terapia Ocupacional, Tecnologia

Resumo

A hanseníase é uma doença infecciosa crônica, granulomatosa, de curso lento, causada pelo Mycobacterium Leprae. A doença causa lesões na face, mãos e pés, que podem gerar incapacidades físicas severas que contribuem para a instalação de padrões deformantes e incapacitantes. A lesão do tipo mão em garra é uma sequela que pode ser observada em pacientes com lesões ao nível dos membros superiores sendo muito incapacitante, dificultando a realização das Atividades de Vida Diária destes indivíduos e consequentemente prejudicando sua qualidade de vida e satisfação pessoal. A intervenção terapêutica ocupacional utilizando a tecnologia assistiva de baixo custo para auxílio nas atividades de vida diária de pacientes com mão em garra objetiva a minimização dos déficits motores e de destreza manual. Desse modo, este estudo objetiva demonstrar a autopercepção dos pacientes acerca da melhora do seu desempenho na atividade de alimentação após uso da adaptação funcional. Efetuou-se aplicação do protocolo da Medida Canadense de Desempenho Ocupacional antes e após 10 intervenções de treino com adaptação para atividade de alimentação para avaliar a autopercepção de 20 pacientes sobre o desempenho e satisfação com a realização da Atividade de Vida Diária, observou-se que os quesitos apresentaram índices de melhora com aumento dos graus de independência, o material proposto e utilizado no estudo mostrou-se adequado para a confecção das adaptações desenvolvidas, proporcionando redução de custos, conforto e higienização. As adaptações desenvolvidas no presente estudo demonstraram resultados favoráveis, obtidos através da análise dos dados finais que apontaram significância estatística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

1 Talhari S, Neves RG, Penna GO, Oliveira MLV. Hanseníase. 4a ed. Manaus: Gráfica Tropical; 2006.
2 Ministério da Saúde (BR). Direitos Humanos: deveres e direitos dos usuários do SUS. Brasília: Ministério da Saúde; 2008.
3 World Health Organization. Who expert committee on Leprosy: seventh report. Genebra: WHO; 1998. Report No.: 874.4 Ridley DS, Jopling WH. Classification of according to immunity: a five group system. Int J Lepr Other Mycobact Dis. 1966 Jul-Sep;34(3):255-73.
5 Mendonça VA, Melo GEBA, Teixeira AL, Costa RD, Antunes CM. Imunologia da hanseníase. An Bras Dermatol. 2008;83(4):343-50.
6 Elui VMC, Oliveira MHP, Santos CB. Órteses: um importante recurso no tratamento da mão em garra móvel de hansenianos. Hansen Int. 2001;26(2):105-11.
7 Duerksen F, Virmond MCL. A mão em hanseníase. In: Pardini AG Junior. Cirurgia da mão: lesões não traumáticas. Rio de Janeiro: Medsi; 1997. p. 281-321.
8 Pedretti LW, Early MB. Terapia ocupacional: capacidades práticas para disfunções físicas. São Paulo: Rocha, 2004.
9 Rodrigues AC. Reabilitação: práticas inclusivas para a ação. São Paulo: Andreoli; 2008. Capítulo 2.2.1, Auxílios para a vida diária; p. 42-111.
10 Oliveira AIA, Lourenço JMQ, Lourenço MGF. Perspectivas da tecnologia assistiva no Brasil: pesquisas e práticas. Belém: EDUEPA; 2008.
11 Teixeira E, Ariga MY, Yassuko R. Adaptações. In: Teixeira E, Sauron FN, Santos LSB, Oliveira, MC. Terapia ocupacional na reabilitação física. São Paulo: Roca; 2003. p. 129-74.
12 Freitas PP. Reabilitação da mão. São Paulo: Atheneu; 2005.
13 Opromolla DVA, Baccarelli R, editores. Prevenção de incapacidades e reabilitação em hanseníase. Bauru: Instituto Lauro de Souza Lima; 2003.
14 Anderson GA. The surgical management of deformities of the hand in leprosy. J Bone Joint Surg Br. 2006 Mar;88(3):290-4.
15 Cruz DMC. Terapia ocupacional na reabilitação pós-acidente vascular encefálico. São Paulo: Santos; 2012.

Downloads

Publicado

30-06-2014

Como Citar

1.
Rodrigues Junior JL, Muniz L da S, Xavier MB. A utilização da tecnologia assistiva para alimentação na melhora do desempenho ocupacional de hansenianos com mão em garra. Hansen. Int. [Internet]. 30º de junho de 2014 [citado 29º de março de 2024];39(1):22-9. Disponível em: https://periodicos.saude.sp.gov.br/hansenologia/article/view/35025

Edição

Seção

Artigos originais