Sobre a Revista

Historicamente, a revista Hansenologia Internationalis: hanseníase e outras doenças infecciosas (HI) tem início em 1933, com a publicação pela Sociedade Paulista de Leprologia da Revista de Leprologia de São Paulo, que em 1936 transformou-se em Revista Brasileira de Leprologia, periódico que constituiu a larga base e a plataforma de lançamentos da moderna doutrina da hanseníase. Hoje, ambas publicações estão digitalizadas e disponíveis na BVS Hanseníase em texto completo.

Sob curadoria do Instituto de Saúde, em 1975, conforme proposta feita pelo Dr. Abraão Rotberg de transformar e renomear a Revista Brasileira de Leprologia, surgiu a Hansenologia Internationalis. Assim, no primeiro fascículo, 1976;1(1):3-6, encontram-se as cartas de incentivo do Secretário Estadual da Saúde e do Ministro da Saúde, além de congratulações dos grandes cientistas da área.  Em 1989, no editorial do fascículo 14(1):1, Dr. Diltor V. A. Opromolla anuncia que a editoria da revista passa ser responsabilidade do Hospital Lauro de Souza Lima, hoje Instituto Lauro de Souza Lima, centro de referência em Hanseníase para o Ministério da Saúde e a OPAS/OMS.

Desde sua criação, renomados pesquisadores da área estiveram à frente do processo editorial, com o apoio de vasta equipe editorial e revisores ad hoc nacionais e internacionais.

A revista é órgão de divulgação científica da Sociedade Brasileira de Hansenologia, dessa forma, publica desde 2005 suplementos com os anais de resumos dos congressos e simpósios realizados por esta sociedade.

Considerando os avanços científicos e tecnológicos, o mundo editorial está constantemente exigindo maior expertise das pessoas envolvidas com a divulgação científica, no sentido de torná-la democrática, aberta e acessível aos utentes dessa literatura. Assim, acompanhando o desenvolvimento científico e em processo de contínuo aperfeiçoamento, no ano de 2009 a revista publicada até então em formato impresso, passa a ser disponibilizada em formato on-line, com acesso aberto, fato que proporcionou oferecer informação de qualidade a um público amplo, aumentando a visibilidade dos resultados de pesquisa. Em 2018 começa publicar suas numerações na modalidade de fluxo contínuo, visando agilizar o processo de comunicação e divulgação das pesquisas, e em 2021, como integrante do Portal de Revistas Científicas da Secretaria da Saúde de São Paulo, adota o sistema de gerenciamento e publicação de periódicos científicos Open Journal System (OJS), software livre amplamente aceito pela comunidade brasileira de editores científicos.

Atualmente, a revista HI é a única publicação corrente brasileira e latino-americana que tem como temática principal hanseníase, sendo uma das poucas revistas científicas do gênero no mundo com circulação regular e com todos os fascículos disponibilizados na íntegra em formato on-line e gratuito.

Objetivo

A Revista  Hansenologia Internationalis: hanseníase e outras doenças infecciosas  é um veículo oficial de divulgação científica, multidisciplinar e de acesso aberto do Instituto Lauro de Souza Lima, pertencente à Coordenadoria de Serviços de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. O objetivo da revista é divulgar a publicação científica no campo da hanseníase e de outras doenças infecciosas com manifestações dermatológicas, incluindo, epidemiologia e controle, clínica médica e terapêutica, prevenção de incapacidades e reabilitação, história, direitos humanos, ciências sociais e educação em saúde, biologia molecular e genética, imunologia e microbiologia, gestão, inovação tecnológica em saúde, dermatopatologia e neurodiagnóstico da hanseníase.

Como periódico de acesso aberto, todo o conteúdo está disponível em formato eletrônico e gratuitamente, sem custo para o leitor ou sua instituição. Os leitores podem ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada, dando aos autores o controle sobre a integridade do seu trabalho e o direito de ser devidamente reconhecido e citado, conforme definição de acesso aberto da Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).

A HI também está em consonância com os princípios da Ciência Aberta, contribuindo na construção do conhecimento científico, participativo, transparente, compartilhado e com maior democratização do saber. Suas políticas de publicação fundamentam-se nos conceitos relacionados ao acesso aberto, publicação de preprints e políticas de dados abertos de pesquisa.

Público-alvo

Profissionais e estudantes da área da Ciências da Saúde e correlatas, como: médicos dermatologistas, neurologistas, fisiatras, infectologistas, hansenólogos, médicos de saúde da família, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, biólogos, biomédicos, farmacêuticos/farmacêuticos-bioquímicos, enfermeiros, profissionais atuantes na saúde coletiva, epidemiologistas, historiadores e sociólogos.

Periodicidade

A revista publica na modalidade fluxo contínuo, em que o artigo é publicado logo após ter sido avaliado, aprovado e diagramado, ou seja, não há necessidade de esperar a composição completa de fascículos ou edições seriadas. Essa modalidade promove rapidez no processo de comunicação e disponibilização das pesquisas com inúmeras vantagens para todos os usuários de informação científica. A publicação do fascículo segue a seguinte ordem:

  1. Editorial; 
  2. Artigos originais;
  3. Artigos de revisão;
  4. Estudos clínicos;
  5. Relato de caso
  6. Relato de experiência
  7. Pontos de vista;
  8. Comunicações breves;
  9. Guias, protocolos, diretrizes, normas, manual técnico e propostas de ação e/ou intervenção;
  10. Entrevistas;
  11. Cartas ao editor;
  12. Obituário

Idiomas

A HI publica artigos originais em português, espanhol e inglês. Se redigido originalmente em inglês ou espanhol, deverá acompanhar obrigatoriamente versão em português. São obrigatórios os títulos, resumos e palavras-chaves dos manuscritos nas línguas português, inglês e espanhol.

A equipe de redação se reserva no direito de introduzir alterações nos manuscritos, visando manter a homogeneidade e a qualidade gramatical da publicação, respeitando o estilo e as opiniões dos autores.

Revisão ortográfica prévia, exatidão das referências constantes da listagem e a correta citação no texto e nas referências são responsabilidade dos autores.

 Política de isenção de taxas

Não há cobrança aos autores para submissão de manuscritos, avaliação e publicação.

Declaração de Direito autoral

Este periódico está licenciado sob uma Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos são do autor e está licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.

A revista Hansenologia Internationalis: hanseníase e outras doenças infecciosas permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação sem restrições, desta forma, a revista está isenta da responsabilidade por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.

Política de revisão por pares

Os manuscritos originais recebidos serão analisados pelo editor-chefe, em seguida por membros do Comitê Editorial Executivo que realizam uma revisão formal, chamada de avaliação desk review para analisar se o manuscrito está de acordo com as regras da revista, no tocante ao escopo temático e verificação de similaridade com ferramentas anti-plágio.

Se aprovado nesta primeira etapa, o manuscrito será encaminhado ao menos a dois especialistas para emissão de pareceres peer review. Se necessário, um terceiro parecerista poderá ser convidado, se as avaliações anteriores resultarem em dúvidas, quanto ao aceite ou não do manuscrito. A HI utiliza o sistema duplo-cego de revisão por pares, onde os revisores não conhecem os nomes e afiliações dos autores. Da mesma forma, os relatórios dos revisores com sugestões fornecidas aos autores são anônimos. A adequação do manuscrito para que seja publicado será avaliada exclusivamente com base em critérios de excelência científica.

Para garantir a aplicação do sistema de revisão por pares duplo-cego, os manuscritos devem ser preparados pelos autores de forma a não revelar sua identidade, portanto, é necessário remover nomes e afiliações de autores do arquivo principal do manuscrito. Essas informações devem ser incluídas somente na folha de rosto, conforme o template.

Os autores podem acompanhar o andamento das atividades de avaliação logado no sistema acessando o ícone “Ver as submissões pendentes” na aba Submissão.

Plágio e integridade científica

Os(as) autores(as) devem garantir a originalidade dos textos enviados à revista e todas as referências a trabalhos de distinta autoria devem ser devidamente citadas no corpo do texto e referenciadas ao final do trabalho.

Prezando pela integridade dos conteúdos que publica, todos os manuscritos serão submetidos a programas gratuitos destinados à verificação de similaridade, durante a avaliação desk review, realizada por membros do Comitê Editorial Executivo.

As submissões que apresentarem a presença de plágio serão rejeitadas e os autores notificados do motivo do cancelamento. Caso a identificação ocorra por meio de denúncia após a publicação do artigo, o arquivo do mesmo será retirado do sistema e em seu lugar constará um documento informando o motivo pelo qual o texto foi retirado.

A equipe editorial tem como base para análise de plágio as diretrizes internacionais do Comitê de Ética em Publicações (COPE) e as Diretrizes Básicas para Integridade na Atividade Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Caso o texto tenha sido anteriormente apresentado em eventos científicos ou resultado de trabalhos acadêmicos é necessário que o texto submetido não seja igual a versão que o originou, que seja claramente uma expansão do trabalho inicial. Os(as) autores(as) devem informar na folha de rosto a referência ao evento onde foi apresentado ou o trabalho ao qual se encontra relacionado.

Manifestação de conflitos de interesse

Os autores serão responsáveis por reconhecer e informar possíveis conflitos financeiros, de interesse comercial e/ou associativo, relacionados ao material utilizado no trabalho ou outros que possam influenciá-los, declarando a existência ou não de tais conflitos na Declaração de autoria e responsabilidade, no momento da submissão. Os revisores também devem informar ao editor qualquer conflito que possa influenciar ou impedir as suas avaliações.

Política de retratação

A revista Hansenologia Internationalis segue as Diretrizes de Retratação do Committee on Publication Ethics (COPE). A retratação de um artigo científico é um mecanismo de alerta de que a pesquisa apresenta algum problema ou falha com vistas à correção do registro e da memória científica.

Ética em pesquisas envolvendo seres humanos e animais

A publicação de artigos que trazem resultados de pesquisas envolvendo seres humanos está condicionada ao cumprimento dos princípios éticos contidos na Declaração de Helsinki, da Associação Médica Mundial. Também, deve ser observado o atendimento a legislações específicas do país no qual a pesquisa foi realizada no tocante a pesquisas envolvendo seres humanos e/ou animais respectivamente. No caso do Brasil, as legislações da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA).

Artigos cujos resultados envolvem seres humanos e/ou animais de experimentação deverão conter informação clara do cumprimento desta normativa, no último parágrafo da seção Material e Métodos do manuscrito, e em anexo, os autores devem enviar os respectivos pareceres dos Comitê de Ética em Pesquisa assinados pela comissão.

Sobre os princípios de Diversidade, Equidade, Igualdade e Acessibilidade (DEIA) a HI sugere a utilização das Diretrizes SAGER (Sex and Gender Equity in Research).

O Conselho Editorial da revista se reserva o direito de solicitar informações adicionais sobre os procedimentos éticos executados na pesquisa.

Preprints

Preprint consiste em um manuscrito depositado anteriormente ao processo de publicação em periódico científico com revisão por pares, em servidores de preprints visando avaliação aberta e imediata por especialistas, ferramenta utilizada por pesquisadores como alternativa para rápida difusão, visibilidade e estabelecimento de originalidade.

A revista HI aceita manuscritos previamente disponibilizados em servidores preprint. No entanto, os autores devem informar a localização virtual do mesmo (link e DOI), na folha de rosto para conhecimento dos editores. Estes manuscritos serão submetidos somente à revisão cega, considerando que os pareceristas poderão ter conhecimento da identidade dos autores. Caso o manuscrito seja aceito para publicação, os autores deverão obrigatoriamente e imediatamente retirar o documento do repositório de preprint ou indicar no repositório o link da versão publicada na revista HI.

Dados abertos da pesquisa

A revista recomenda que os dados da pesquisa sejam submetidos a repositórios de dados abertos. Para tanto, o autor deve informar, na folha de rosto, se os dados da pesquisa foram publicados, e em qual repositório.

Política de privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Hansenologia Internationalis segue integralmente a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPDP) - Lei nº 13.709/2018

Arquivamento

Este periódico utiliza o sistema LOCKSS do Public Knowledge Project (PkP), para criar um sistema de arquivamento distribuído entre as revistas da Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo, permitindo a criação de arquivos permanentes do periódico para fins de preservação e restauração. O periódico também faz parte da rede Cariniana: Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital do Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (IBICT). Ver também: Keepers.

Políticas editoriais

As políticas editoriais deste periódico estão cadastradas junto ao Diadorim: diretório de políticas editoriais das revistas científicas brasileiras e ao  Sherpa Romeo.