Afastando as sombras da hanseníase no Jardim São Marcos, Campinas, SP, pelo teatro de sombras

Autores

  • Aguinaldo Gonçalves Medicine Doctor, Full Professor.
  • Gláucia Cristina de Castro Physical Education Teacher, Master.

DOI:

https://doi.org/10.47878/hi.2010.v35.35117

Palavras-chave:

Hanseníase, Educação em Saúde, Teatro Interativo

Resumo

Considerando a inserção da equipe multidisciplinar no Sistema Único de Saúde e a experiência do Grupo de Saúde Coletiva e Atividade Física, propôs-se investigar: i) aplicação do Teatro Interativo de Bonecos no estímulo à procura pelo serviço de saúde pelo diagnóstico precoce de hanseníase e ii) decorrências esperadas na Unidade Básica de Saúde. Para tanto, realizaram-se apresentações para 207 crianças e adolescentes, de ambos os sexos, do bairro São Marcos, periferia de Campinas, SP. Buscou-se explorar o impacto dessa intervenção em dois planos complementares: o acompanhamento institucional se deu através de contactos sistemáticos com o Centro de Saúde local; no âmbito participativo, entrevistaram-se vinte protagonistas, alocados pelos critérios de intencionalidade e acessibilidade e considerados segundo o suporte metodológico da Análise do Discurso. Observou-se, em síntese, que, apesar do atingimento dos objetivos e da avaliação externa positiva, mudanças significativas na Saúde e na Sociedade demandam serviços acessíveis e resolutivos de atenção permanente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

1 Gonçalves A, Mantellini GG. Health Education in Hansen’s disease: concepts and applications. Brazilian Medicine Rev 2007, 64(8):384-389.
2 Gonçalves A. Health and Population: contributing for this binomial in our environment. Science and Culture 1981, 33(11);1425-1429.
3 Berlinguer G. The disease. CEBES/Hucitec : São Paulo, 1988.
4 Castro GC, Gonçalves A. Intervention and formation in Physical Education outlining Health. Motriz (Rio Claro/Unesp) 2009,15(2): 374-382.
5 Gonçalves A. Public Health and Phycal Activity in São Marcos. In: Martins JPS, Rangel HA Campinas: towards the healthier communities. IPES Editorial: Campinas, 2004.
6 Panamerican Health Organization. Faces, voices and places: the community answer for the millenium goals development. Washington, EUA, CSP27/14 (Port.), 2007.
7 Gunter H. Qualitative versus quantitative research: is this the issue? Psychology: Theory and Research 2006, 22(2):201-209.
8 Minayo MCS. Knowledge challenge: qualitative research in health. 9ª edition, São Paulo: Hucitec, 2006.
9 Blumer H. Symbolic interactionism – perspective and method. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1969.
10 Charon M. Symbolic interacionism: an introduction, an interpretation, an integration. Prentice-Hall: California, 1989.
11 Berger P, Luckmann T. Social Construction of Reality. Petrópolis: Vozes, 1989.
12 Campinas Design Department, Urban and Environmental Development. Coordination Sector in Socio-Economical Development, Municipal Profile, 2006. Available at: http://www.campinas.sp.gov.br/seplan/deplan/se_dados.htm,accessed on July 5th, 2006.
13 Martins JPS, Rangel HA. Campinas: towards the healthier communities. IPES Editorial: Campinas, 2004.
14 Campane RZ, Gonçalves A, Correa CR. Physical Activity in the blood pressure control in the Basic Health Care System, based on São Marcos Project, Campinas, SP. In: XIV Symposium of Physical Education end Sport in South Brazil, Ponta Grossa, PR, September 5th - 8th, 2002.
15 Vedruna, Santa Joaquina de Vedruna. Available at: http://www.ecof.org.br/destaques/vedruna/santa_joaquina.htm. Access on July 11th, 2006.
16 Guisti SEB, Lins E. Social inclusion and development for 55 years. Jornal Correio Popular/Opinião. Published on June 15th, 2005. Available at: http://www.unicamp.br/unicamp/canal_aberto/clipping/junho2005/clipping050615_correiopop.html. Accessed on June 14th, 2006.
17 Queiroz MIP. Oral reports: from “unsayable” to “sayable”. In: Von Simson O M. (Org.). Real life story experiments / Italy - Brazil. São Paulo: Vértice, 1988.
18 Haguette TMF. Qualitatives Methodologies in Sociology. Petrópolis: Vozes,2001.
19 Carvalho AMA, Beraldo KEA, Pedrosa MI, Coelho MT. Using children’s interviews for studies. Psychology in Study 2004, 9(2): 291-300.
20 Bernal GCR. Study on the acute injuries cause by the female artistic gymnastics in the childhood, based on the training population in Campinas, S.P. Master Dissertation in Physical
Education – Physical Education College, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1992.
21 Padovani CR. Basic concepts on Biostatistics. In: Campana AO. Scientific investigation in the medical field. Barueri: Mano- Barueri: Manole, 2001.
22 Orlandi ELP. Discourse analysis: principles and procedures. 5th. Edition. Campinas: Pontes, 2003.
23 Orlandi ELP, Lagazzi-Rodrigues S. Introduction to Language Science – Discourse and Textuality. 1ª edition. Campinas: Pontes, 2006.
24 Gonçalves A, Gonçalves NNS. Health and Disease – Basic Concepts. Brazilian Rev. Moviment Science 1988, 2 (2): 48-56.

Downloads

Publicado

30-06-2010

Como Citar

1.
Gonçalves A, Castro GC de. Afastando as sombras da hanseníase no Jardim São Marcos, Campinas, SP, pelo teatro de sombras. Hansen. Int. [Internet]. 30º de junho de 2010 [citado 29º de março de 2024];35(1):21-8. Disponível em: https://periodicos.saude.sp.gov.br/hansenologia/article/view/35117

Edição

Seção

Artigos originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>