Formação de Gestores para o SUS, Novas Abordagens e Novas Possibilidades de Interlocução: a experiência do curso de formação de coordenadores de Saúde Bucal em co-gestão para o SUS
PDF

Palavras-chave

.

Como Citar

Pires, F. S., & Oliveira, M. A. (2007). Formação de Gestores para o SUS, Novas Abordagens e Novas Possibilidades de Interlocução: a experiência do curso de formação de coordenadores de Saúde Bucal em co-gestão para o SUS. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, (43), 36–39. Recuperado de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/33599

Resumo

.

PDF

Referências

BRASIL. Constituição, 1988. Constituição, República Federativa do Brasil. Brasília, Senado Federal, 1988, seção II, Da saúde. ______. Lei Federal n° 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, n° 182 de 20 de setembro de 1990. p.25.694 -5.
______. Lei Federal n° 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil ,n° 249 de 31 de dezembro de 1990. p.18.055-9.
______. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – SGTES. Departamento de Gestão da Educação na Saúde – DEGES. Política de Educação e Desenvolvimento para o SUS: caminhos para a educação permanente em saúde: pólos de educação permanente em saúde. Editora MS. Brasília, 2004.
CAMPOS, G.W.S. Um método para analise e gestão de coletivos. São Paulo: Hucitec; 2000.
CASTANHEIRA, E. A gerência na pratica programática In: SCHRAIBER, L.B. (org.). Programação em saúde hoje. São Paulo: Hucitec; 1990.
COHN , A. Desenvolvimento Social e Impactos na Saúde. In: BARATA, R.B. (org.) Condições de Vida e Situação de Saúde. Rio de Janeiro, Abrasco; 1997(a).
COSTA, N .R.; PINTO, L.F. Avaliação de Programa de atenção à saúde: incentivo à oferta de atenção ambulatorial e a experiência da descentralização no Brasil. Ciência e Saúde Coletiva. São Paulo: Ed. Abrasco, vol. 7 n° 4. 2002.
GRAMSCI A. apud CECILIO L.C. (org). Inventando a Mudança na Saúde. 2º edição. São Paulo: ed. Hucitec;1997.
DAGNINO E. (org.). Sociedade Civil e Espaços Públicos no Brasil. São Paulo: ed. Paz e Terra; 2002.
GUIZARDI, F.L.; PINHEIRO, R.; MACHADO, F.R.S.;
DELAAI, T. Participação, democracia institucional e competência: algumas questões sobre os modos de produção de gestão no SUS. In: PINHEIRO, R.; FERLA, A.A.;
MATTOS, R.A. (org.) Gestão em redes: tecendo os fios da integralidade em saúde. Rio de Janeiro: EdUCS: IMS/UERJ: CEPESQ, 2006.
LABORATÓRIO DE PESQUISAS SOBRE PRÁTICAS DE INTEGRALIDADE EM SAÚDE. Gestão e redes: tecendo os fios da integralidade em saúde. Rio de Janeiro, LAPPIS, 2006.
HEIMANN LS . CARVALHEIRO JR, DONATO AF, IBANHES LC, LOBO EF, PESSOTO UC. O Município e a Saúde. São Paulo: ed. Hucitec; 1992.
HEIMANN , L.S.; CORTIZO, C .T.; CASTRO, I.E.N .;
KAYANO, J .; ROCHA, J .L.; NASCIMENTO, P.R.;
BOARETTO, R.C .; PESSOTO, U.C .; JUNQUEIRA, V. Descentralização do Sistema Único de Saúde: trilhando a autonomia municipal. São Paulo: ed: SOBRAVIME; 2000.
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2007 Fabiana Schneider Pires, Maria Aparecida Oliveira

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...