Adoção de orientações visando à prevenção da violência contra escolares: uma ação conjunta entre a saúde e a educação

Autores

  • Regina Figueiredo é socióloga, mestre em Antropologia e doutoranda em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo; pesquisadora científica do Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
  • Marisa Feffermann é psicóloga, mestre e doutora pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo; integra o Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
  • Márcia Santos é pedagoga pela Universidade São Marcos, formada em Letras pela Fundação Santo André, com Especialização em Sociologia pela Fundação de Sociologia Aplicada; secretária municipal de Educação do Município de Diadema na gestão 2008-2012.
  • Líria Maria Palmigiano Fregnani é psicopedagoga e especialista em Gestão Gerencial pela Fundação Santo André, especialista em Psicopedagogia pela Universidade de Nova Iguaçu e em Gestão Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora; diretora do Departamento de Formação e Acompanhamento Pedagógico da Secretaria de Educação do Município de Diadema na gestão 2008-2012.
  • Rosamaria Fredo Bico é pedagoga pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo do Campo, com Especialização em Supervisão, Coordenação Pedagógica, Administração e Planejamento Escolar; coordenadora do Núcleo Social da Secretaria de Educação do Município de Diadema na gestão 2008-2012.
  • Nilton César Almeida é assistente social pela Faculdade Mauá e membro da Equipe do Núcleo Social da Secretaria de Educação do Município de Diadema

Palavras-chave:

escola, violência, crianças e adolescentes, educação em saúde, saúde preventiva

Resumo

Este artigo relata a promoção de ações pela Secretaria de Educação do Município de Diadema (SP) visando à prevenção da violência e à proteção da saúde física e psicológica de crianças e adolescentes. Em parceria com o Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, foram realizados treinamentos de diretores de ensino e coordenadores pedagógicos e a implementação de um protocolo municipal e obtenção de materiais paradidáticos para atuação com alunos e comunidade. Enfatiza-se a importância da atuação de secretarias de educação introduzindo a padronização de condutas e fluxos que embasem educadores na atenção de casos de violência típicas e atípicas da escola, com orientações claras no encaminhamento de casos de violência doméstica e violência intraescolar,  promovendo intervenção e prevenção na reprodução de padrões sociais de perpetuação de violência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

1. Ansinelli-Luz A, Cunha JM. Percepções sobre a discriminação homofóbica entre concluintes do Ensino Médio no Brasil entre 2004 e 2008. Educar em Revista [periódico na internet]. 2011 [acesso em 5 set 2012];39:87-102. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/er/n39/n39a07.pdf
2. Arpini DM, Soares ACOE, Bertê L, Forno CD. A revelação e a notificação das situações de violência contra a infância e a adolescência. Psicol Rev [periódico na
internet]. 2008 [acesso em 5 dez 2012];14(2):95-112. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/334
3. Azevedo MA. Guerra VNA. Violência doméstica na infância e na adolescência. São Paulo: Robe; 1995.
4. Brasil. Constituição Federal (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília (DF): Senado; 1988.
5. Castro MG, Abramovay M. Relações raciais na escola: reprodução de desigualdades em nome da igualdade [monografia na internet]. Brasília (DF): UNESCO; 2006 [acesso em 5 dez 2012]. 370 p. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001459/145993por.pdf
6. Costa L, Penso M, Rufini B, Mendes A, Borba N. Família e abuso sexual: silêncio e sofrimento entre a denúncia e a intervenção terapêutica. Arq Bra Psicol [periódico na
internet]. 2007[acesso em05 dez 2012];59 (2):245-255. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1809-52672007000200013&script=sci_arttext
7. Figueiredo R. Promovendo a saúde mental entre crianças e adolescentes: a prevenção à violência em ações educativas. BIS – Boletim do Instituto de Saúde [periódico na internet]. 2008 [acesso em 5 dez 2012]; 45:37-40. Disponível em: http://www.saude.sp.gov.br/instituto-de-saude/bis/bis-45
8. Figueiredo R, Feffermann M, Santos M, Fregnani LMP, Bico RF, Almeida NC, Siqueira DM. Ocorrências de violência e drogas envolvendo alunos de escolas
municipais de Diadema – São Paulo. Rev LEVIS/UNESP-Marília [periódico na internet]. 2012 [acesso em 5 dez 2012];6(6):87-106. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/levs/article/viewFile/2640/2070
9. Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra; 1997.
10. Fundo das Nações Unidas para a Infância- UNICEF. O direito de ser adolescente: oportunidade para reduzir vulnerabilidades e superar desigualdades [monografia na internet]. Brasília(DF); 2011[acesso em 5 dez 2012]. Disponível em: http://www.unicef.org/brazil/pt/br_sabrep11.pdf
11. Furniss T. Abuso sexual da criança: uma abordagem multidisciplinar, manejo, terapia e intervenção legalintegrados. Porto Alegre: Artes Médicas; 1993. 337p.
12. Gomes N. Trajetórias escolares, corpo negro e cabelo crespo: reprodução de estereótipos ou ressignificação cultural? Rev Bras Educ [periódico na internet]. 2002
[acesso em 5 dez 2012]; 21. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n21/n21a03.pdf
13. Gonçalves HS, Ferreira AL. A notificação da violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes por profissionais de saúde. Cad Saúde Pública. 2002 [acesso em 5 dez 2012]; 18(1): 315-319. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1809--52672007000200013&script=sci_arttext
14. Louro GL. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Porto Alegre: Editora Vozes; 1987. 179p.
15. Mariucci SEM, Castilho CFV. A participação política e a família no contexto do público e do privado. In: Londrina: Anais do 2. Simpósio Gênero e Políticas Públicas.
GT3 Gênero e Família [evento na internet]. Londrina; 2011[acesso em 5 set 2012]. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/gpp/pages/arquivos/Elza.pdf
16. Ministério da Justiça. ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília, DF; 1990.
17. Ministério da Saúde. DATASUS [base de dados na internet]. Brasília(DF) [s.d]. [acesso em 5 set 2012]. Disponível em: http://www.datasus.gov.br
18. Secretaria de Educação do Município de Diadema. Plano de Ação AçãoREação [Monografia de conclusão de curso]. Diadema: SE/PAVAS; 2012.
19. Secretaria de Educação do Município de Diadema. Núcleo Social Protocolo de Orientação de Escolas Municipais de Diadema em Casos de Violação aos Direitos de Crianças e Adolescentes [monografia na internet]. Diadema; 2012 [acesso em 5 set 2012]. Disponível em: http://www.educacao.diadema.sp.gov.br.
20. Sousa JM, Silva JP. Homofobia: discutindo a discriminação no meio escolar. Gepiadde [periódico na internet] 2011 [acesso em 5 set 2012];9(5). Disponível
em: http://200.17.141.110/periodicos/revista_forum_identidades/revistas/ARQ_FORUM_IND_9/FORUM_V9_09.pdf

Downloads

Publicado

2013-08-31

Como Citar

Figueiredo, R., Feffermann, M., Santos, M., Fregnani, L. M. P., Bico, R. F., & Almeida, N. C. (2013). Adoção de orientações visando à prevenção da violência contra escolares: uma ação conjunta entre a saúde e a educação. BIS. Boletim Do Instituto De Saúde, 14(3), 335–343. Recuperado de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/33751

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 > >>