Resumo
O artigo discute resultados da pesquisa “Sensibilidade e potencialidades das organizações do movimento negro para a promoção da saúde e prevenção às DST/Aids”, destacando os que possibilitem refl etir sobre os dilemas e possibilidades da participação do movimento negro na saúde. A análise dos temas prioritários na agenda do movimento e das possibilidades de interlocução com a saúde enfatiza suas potencialidades em reunir elementos dialógicos capazes de complementar a construção de consensos sobre os fenômenos saúde/doença com os sujeitos dessa vivência. Constatou-se grande variedade organizacional e de agendas prioritárias das entidades negras e sua infl uência nas possibilidades de adesão às ações de saúde. A atuação sobre determinantes sociais de saúde, ocupação dos espaços de controle social e atuação direta junto à população negra, como multiplicadores de informação em saúde, foram indicadas como potencialidades de interlocução que requerem, contudo, a superação de desafi os, como o racismo institucional, difi culdade de acesso à informação e fi nanciamento do setor saúde em eventuais parcerias.
Referências
scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142003000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=pt.
2. Lopes F. Se você me nega eu me assumo: O direito à saúde e a busca por justiça social. [online] [Acesso em abril de 2008] Disponível em: <http://
redesaudedapopulacaonegra.blogspot.com/2008/10/se-voc-me-nega-eu-me-assumo-o-direito.html> .
3. Oliveira F. Uma refl exão sobre a saúde da população negra no Brasil. In: Silva JM, organizador. Religiões afrobrasileira e saúde. Projeto Ató-ire: Centro de cultura Negra do Maranhão. São Luiz; 2003. p 52-75.
4. Spiassi AL, Faustino DM, Akerman M et al. Saúde da população negra no ABC: diálogos com o movimento social sobre a prevenção das DST/Aids. CESCO – Centro de Estudos de Saúde Coletiva do ABC. São Paulo: Mídia Alternativa comunicação e Editora; 2009.
5. Werneck J, White EC, Mendonça M, organizadores. O Livro da Saúde das Mulheres Negras – Nossos Passos Vêm de Longe. Rio de Janeiro, CRIOLA/ Pallas Editora; 2000.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2010 Deivison Mendes Faustino, Ana Lucia Spiassi