Movimento negro, vulnerabilidade e saúde
PDF

Palavras-chave

Movimento negro
vulnerabilidade
saúde da população negra

Como Citar

Faustino, D. M., & Spiassi, A. L. (2010). Movimento negro, vulnerabilidade e saúde. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 12(2), 161–166. Recuperado de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/33781

Resumo

O artigo discute resultados da pesquisa “Sensibilidade e potencialidades das organizações do movimento negro para a promoção da saúde e prevenção às DST/Aids”, destacando os que possibilitem refl etir sobre os dilemas e possibilidades da participação do movimento negro na saúde. A análise dos temas prioritários na agenda do movimento e das possibilidades de interlocução com a saúde enfatiza suas potencialidades em reunir elementos dialógicos capazes de complementar a construção de consensos sobre os fenômenos saúde/doença com os sujeitos dessa vivência. Constatou-se grande variedade organizacional e de agendas prioritárias das entidades negras e sua infl uência nas possibilidades de adesão às ações de saúde. A atuação sobre determinantes sociais de saúde, ocupação dos espaços de controle social e atuação direta junto à população negra, como multiplicadores de informação em saúde, foram indicadas como potencialidades de interlocução que requerem, contudo, a superação de desafi os, como o racismo institucional, difi culdade de acesso à informação e fi nanciamento do setor saúde em eventuais parcerias.

PDF

Referências

1. Carneiro S. Mulheres em movimento. Estud. av. [online] 2003; 17(49): 117-133 [Acesso em setembro de 2008] Disponível em: http://www.
scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142003000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=pt.
2. Lopes F. Se você me nega eu me assumo: O direito à saúde e a busca por justiça social. [online] [Acesso em abril de 2008] Disponível em: <http://
redesaudedapopulacaonegra.blogspot.com/2008/10/se-voc-me-nega-eu-me-assumo-o-direito.html> .
3. Oliveira F. Uma refl exão sobre a saúde da população negra no Brasil. In: Silva JM, organizador. Religiões afrobrasileira e saúde. Projeto Ató-ire: Centro de cultura Negra do Maranhão. São Luiz; 2003. p 52-75.
4. Spiassi AL, Faustino DM, Akerman M et al. Saúde da população negra no ABC: diálogos com o movimento social sobre a prevenção das DST/Aids. CESCO – Centro de Estudos de Saúde Coletiva do ABC. São Paulo: Mídia Alternativa comunicação e Editora; 2009.
5. Werneck J, White EC, Mendonça M, organizadores. O Livro da Saúde das Mulheres Negras – Nossos Passos Vêm de Longe. Rio de Janeiro, CRIOLA/ Pallas Editora; 2000.
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2010 Deivison Mendes Faustino, Ana Lucia Spiassi

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...