As origens da regulação estatal sobre a questão da infância e da adolescência no Brasil e sua repercussão nas políticas públicas atuais
PDF

Palavras-chave

Infância
adolescência
direitos das crianças e dos adolescentes

Como Citar

Pirotta, K. C. M. (2010). As origens da regulação estatal sobre a questão da infância e da adolescência no Brasil e sua repercussão nas políticas públicas atuais. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 12(2), 202–207. Recuperado de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/33791

Resumo

O artigo tem como proposta apresentar resultados de uma pesquisa a respeito da regulação estatal, no Brasil, sobre a questão da infância e da adolescência. Foram estudadas as concepções e categorias presentes no primeiro Código de Menores brasileiro, conhecido como Mello Matos, de 12 de outubro de 1927, e as condições históricas e políticas da sua formulação. As concepções e categorias presentes nesse marco regulatório
infl uenciaram todo o desenvolvimento da política de atenção à infância e à adolescência e condicionaram o modelo de assistência implantado no País, ao longo do século XX. Infl uenciado pelas correntes eugenista e higienista e pela necessidade de ampliação da esfera de regulação estatal, especialmente a partir do Segundo Reinado, o tratamento dado às crianças e aos adolescentes foi orientado por uma lógica de Estado. O paradigma adotado possuía um cunho moralista e autoritário e foi incapaz de corrigir as injustiças sociais da época. Com a redemocratização do Estado brasileiro, nos anos 1980, apesar da grande infl exão de cunho teórico e prático trazida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pela criação do Sistema Único de Saúde (SUS), o paradigma anteriormente adotado continuou a infl uenciar, em muito, as práticas assistenciais e o imaginário ligado à criança e ao adolescente, até os dias atuais.

PDF

Referências

1. Dias MOLS. Quotidiano e poder em São Paulo no século XIX. 2ª Ed. São Paulo: Brasiliense; 1995.
2. Londoño FT. A origem do conceito menor. In: Del Priore M, organizador. História da criança no Brasil – Coleção Caminhos da História. 4ª ed. São Paulo: Contexto; 1996. p. 129-145.
3. Machado R, Loureiro A, Luz R, Murici K. Danação da norma: a medicina social e a constituição da psiquiatria no Brasil. Rio de Janeiro: Graal; 1978.
4. Pereira RFS. Movimento de defesa dos direitos da criança e do adolescente: do alternativo ao alternativo [dissertação de Mestrado]. São Paulo: Faculdade de Serviço Social da PUC; 1998.
5. Pirotta WRB, Pirotta KCM. O adolescente e o direito à saúde após a Constituição de 1988. In: Schor N, Mota MSFT, Branco VCB. Cadernos Juventude, saúde e desenvolvimento. Brasília: Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde; 1999. p.30-40. Disponível em <http://www.adolec.br/bvs/adolec/p/cadernos/capitulo/cap02/>
6. Ribeiro PRM. História da saúde mental infantil: a criança brasileira da Colônia à República Velha. Psicologia em Estudo 2006; 11(1).
7. Samara EM. As mulheres, o poder e a família. São Paulo, século XIX. São Paulo: Marco Zero; 1989.
8. Schwarcz LM. O espetáculo das raças: Cientistas, instituições e questão racial no Brasil, 1870-1930. São Paulo: Cia das Letras; 1993.
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2010 Kátia Cibelle Machado Pirotta

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...