Comunicação em saúde e discurso do sujeito coletivo: semelhanças nas diferenças e diferenças nas diferenças
PDF

Palavras-chave

Discurso
sujeito coletivo
representação social

Como Citar

Lefevre, F., Lefevre, A. M. C., & Figueiredo, R. (2010). Comunicação em saúde e discurso do sujeito coletivo: semelhanças nas diferenças e diferenças nas diferenças. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 12(1), 5–10. Recuperado de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/34020

Resumo

A comunicação é sempre uma ação que acontece num contexto ou quadro social ou psicossocial, definido, entre outros atributos, por apresentarem um “idioma” de “representações sociais” que os indivíduos acessam para estabelecerem contatos uns com os outros. No campo da Saúde Coletiva, a tarefa de fazer com que os habitantes de determinadas sociedades, coletividades ou grupos contatem e acolham ideias e/ou práticas que permitam avanços no enfrentamento das diversas facetas do adoecer humano é uma busca constante. Neste artigo, procuramos demonstrar como o Discurso do Sujeito Coletivo, como técnica de pesquisa empírica para a recuperação do pensamento de coletividades, permite iluminar o campo social pesquisado, resgatando nele o universo das diferenças e semelhanças entre as diferentes concepções e visões sobre eventos de saúde e doença dos atores sociais ou sujeitos coletivos que o habitam. Assim, a comunicação em saúde deve trabalhar num contexto de tensão constante entre o semelhante e o diferente, considerando que o comunicador, educador ou promotor de saúde, para entender os indivíduos com os quais interage, precisa ter em mente que eles aderem às representações sociais por instinto gregário, por necessidade de identificação coletiva e por interesses objetivos.

PDF

Referências

1. Bourdieu P. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense; 1990.
2. Brasil. Ministério da Saúde. Anticoncepção de emergência: perguntas e respostas para profissionais de saúde. Brasília; 2005.
3. Brasil. Ministério da Saúde. Marco teórico e referencial: saúde sexual e saúde reprodutiva de adolescentes e jovens. Brasília; 2006.
4. Freire P. Extensão ou comunicação. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 1972.
5. Lefevre F. Vigilância sanitária e comunicação empoderadora. In: Vigilância Sanitária, Textos e Contextos Cecovisa. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública/USP; 2004.
6. Lefevre F, Lefevre AMC. Depoimentos e discursos. Brasília: Liberlivro; 2005.
7. Lefevre F, Lefevre AMC, Ignarra RM. O conhecimento de intersecção: uma nova proposta para as relações entre academia e sociedade. São Paulo: FSP/IPDSC; 2007.
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2010 Fernando Lefevre, Ana Maria Cavalcanti Lefevre, Regina Figueiredo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...