Sínteses de Evidências Qualitativas: guia introdutório

Autores

  • Maria Sharmila A. de Sousa EPM/Unifesp
  • Megan Wainwright Departamento de Antropologia, Universidade de Durham (Reino Unido)
  • Cassia Baldini Soares Usp-br

DOI:

https://doi.org/10.52753/bis.2019.v20.34465

Palavras-chave:

Evidências Qualitativas; Síntese de Evidências Qualitativas; Revisão sistemática de estudos qualitativos, Meto-dologias Qualitativas.

Resumo

Sínteses de evidências qualitativas (SEQs) têm sido crescente-mente utilizadas na área da saúde e novos métodos têm prolife-rado. O aumento da demanda por SEQs é impulsionado principal-mente pelo reconhecimento de que evidências sobre efetividade não são suficientes para melhorar a saúde, sendo preciso agregar evidências sobre as percepções dos envolvidos, além da viabili-dade e componentes contextuais que obstaculizam ou favorecem implementação e equidade – categorias melhor exploradas por metodologias qualitativas. Este artigo introdutório fornece um pa-norama sobre o tema, servindo também como um roteiro para as metodologias de SEQs. Primeiramente, apresentamos elementos sobre pesquisa qualitativa primária, paradigmas, tipos de pergun-tas e metodologias adequadas para respondê-las. Em seguida, fornecemos informações sobre o que são SEQs, os tipos de per-guntas que elas ajudam a responder, em contextos de políticas e tomada de decisões em saúde, além de exemplos sobre seu uso em processos de desenvolvimento de diretrizes e para fins de ava-liação de tecnologias em saúde. Por fim, disponibilizamos um guia sintético sobre onde encontrar orientações metodológicas para a condução de diferentes aspectos do processo de revisão, incluin-do como formular uma pergunta, buscar na literatura, escolher um método de síntese, avaliar a confiança nos resultados de estudos primários e achados da revisão e relatar uma SEQ.

 

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Biografia do Autor

Maria Sharmila A. de Sousa , EPM/Unifesp

Maria Sharmila A. de Sousa (sharmila.sousa@gmail.com) é Biomédica, Es-pecialista em Medicina Farmacêutica (EPM/Unifesp), Mestre em Medicina (Endocrinologia e Genética Humana e Médica, EPM/Unifesp), Mestrado em Medicine, Science & Society (King’s College London), Doutora em Medicina (En-docrinologia, Medicina Translacional e Bioética, EPM/Unifesp) Pesquisadora Associada, Colaboratório de Ciência, Tecnologia e Sociedade, Escola Fiocruz de Governo (Brasília); Embaixadora no Brasil, Research Impact Academ.

Megan Wainwright, Departamento de Antropologia, Universidade de Durham (Reino Unido)

Megan Wainwright (megan@meganwainwright.ca ) é Antropóloga, Mestrado e Doutorado em Antropologia Médica (Universidade de Durham), Pós-doc em Saúde Pública (Universidade da Cidade do Cabo, África do Sul). Pesquisadora Honorária, Departamento de Antropologia, Universidade de Durham (Reino Unido), e consultora independente em pesquisa qualitativa (Portugal). Membro da equipe coordenadora do GRADE-CERQual. 

Cassia Baldini Soares, Usp-br

Cassia Baldini Soares (cassiaso@usp.br) é Enfermeira, Mestre em Saúde Pública, Doutora em Educação, Professora Associada do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva, Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo; Membro do Centro Brasileiro para o Cuidado à Saúde Informado por Evidência: Centro de Excelência do Instituto Joanna Briggs – JBI Brasil

 

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Sharmila A. de Sousa , M. ., Wainwright, . M. ., & Baldini Soares, C. . (2020). Sínteses de Evidências Qualitativas: guia introdutório. BIS. Boletim Do Instituto De Saúde, 20(2), 7–22. https://doi.org/10.52753/bis.2019.v20.34465