Resumo
O presente artigo aborda questões relativas à Formação em Educação Infantil: 0 a 3 anos, a qual constitui um dos seis núcleos atuais que compõe o Programa “São Paulo pela Primeiríssima Infância”. São apresentados aqui a metodologia adotada e os conteúdos desenvolvidos na formação dos profissionais das Secretarias de Educação, de Saúde e de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo que participaram do Programa desde 2009 até o presente ano.
Referências
Barbosa, MC. Especificidades da ação pedagógica com os bebês. I Seminário Nacional de Currículo da Educação Básica. Belo Horizonte- MG, 2010 (CD).
Campos, MM, Rosemberg, F. Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, Secretaria de Educação Básica, 2009.
Falk J. (org.). Educar os três primeiros anos: a experiência de Lóczy. Araraquara: Junqueira e Marin Editores, 2004.
Ministério da Educação e Cultura (BR). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Parecer Conselho Nacional de Educação - Câmara de Educação Básica nº 20. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, 2009.
Ministério da Educação e Cultura (BR). Indicadores da Qualidade na Educação Infantil. Brasília: Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Básica, 2009
Ministério da Educação e Cultura (BR). Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil v I e II. Brasília: Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Básica, 2006.
Sarmento, MJ; Cerisara, AB. Crianças e miúdos: perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto, Portugal: Edições ASA, 2004.
Campos, MM, Rosemberg, F. Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, Secretaria de Educação Básica, 2009.
Falk J. (org.). Educar os três primeiros anos: a experiência de Lóczy. Araraquara: Junqueira e Marin Editores, 2004.
Ministério da Educação e Cultura (BR). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Parecer Conselho Nacional de Educação - Câmara de Educação Básica nº 20. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, 2009.
Ministério da Educação e Cultura (BR). Indicadores da Qualidade na Educação Infantil. Brasília: Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Básica, 2009
Ministério da Educação e Cultura (BR). Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil v I e II. Brasília: Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Básica, 2006.
Sarmento, MJ; Cerisara, AB. Crianças e miúdos: perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto, Portugal: Edições ASA, 2004.
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