Compartilhando informações em saúde como instrumento de gestão
PDF

Palavras-chave

Planejamento
Informações
Indicadores

Como Citar

Leme de Almeida , C. A. (2017). Compartilhando informações em saúde como instrumento de gestão. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 18(supl), 54–56. Recuperado de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/34710

Resumo

Este trabalho apresenta um projeto realizado no município de Embu das Artes de implantação de um Núcleo de Informação em Saúde, com o objetivo de subsidiar as tomadas decisões dos gestores e ajudar no planejamento das ações em saúde do município. Foram realizadas diversas ações junto às unidades de saúde como: a sensibilização em relação à importância das informações, um alinhamento conceitual sobre como coletar os dados da forma mais fidedigna possível e discussões sobre o resultado das informações fornecidas. Após esse processo de sensibilização e alinhamento conceitual, passou-se a disponibilizar sistematicamente, para as unidades de saúde, os relatórios com indicadores de saúde, o que levou a uma democratização da informação em saúde e uma segurança ao gestor na escolha dos caminhos e prioridades a seguir, permitindo que este trabalhe efetivamente dentro dos princípios do SUS. Os trabalhadores tornaram-se protagonistas e corresponsáveis pelas informações em saúde.

PDF

Referências

1. Almeida, F. Márcia. O uso de informações em saúde na gestão dos serviços. In Saúde soc. vol. 4 (1-2). São Paulo: 1995.
2. Pinheiro, R. Integralidade. Dicionário da Educação Profissional em Saúde. Acesso em 25 de mar. 2014. Disponível em:
http://www.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/intsau.html..
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2017 Cláudia Angélica Leme de Almeida

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...