A trajetória de um grupo de pesquisa na utilização de bases demográficas e grandes bancos de dados públicos
PDF

Palavras-chave

: Investigação em Serviços e Sistemas de Saúde
Bases demográficas e pesquisa em saúde
Banco de dados e SUS

Como Citar

Pessoto, U. C., Ibanhes, L. C., & Sterman Heimann, L. (2015). A trajetória de um grupo de pesquisa na utilização de bases demográficas e grandes bancos de dados públicos: NISIS/IS – 1989 a 2010. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 16(2), 107–115. https://doi.org/10.52753/bis.v16i2.35683

Resumo

Este artigo apresenta o percurso do Núcleo de Investigação em Serviços e Sistemas de Saúde do Instituto de Saúde/SES-SP na utilização de bases demográficas e de bancos de dados no período 1989 a 2010. Tendo em vista que o planejamento, a programação e a avaliação em saúde destinam-se a populações e grupos, ganha centralidade a discussão sobre a construção de indicadores e a utilização das informações demográficas e sanitárias, bem como ajustes e refinamentos contínuos. A organização e disponibilização das informações em plataformas nacionais integradas e acessíveis tornam as pesquisas passíveis de serem confirmadas ou refutadas. A realização de pesquisas utilizando bases populacionais com informações organizadas em macrobancos de dados permite comparabilidade nacional, estadual e municipal, instrumentalizando a gestão na medida em que fornece evidências das consequências de práticas distintas de organização dos sistemas e da situação de saúde das populações. Porém, observa-se que persistem problemas crônicos de ajuste de bases e abrangência dos dados, dado que as distintas lógicas que informam a construção e a retroalimentação dos grandes bancos fazem com que os mesmos não “conversem entre si” e a chamada interoperabilidade seja muito incipiente. Bases de dados que informam as disposições do financiamento não permitem cruzamentos com bancos epidemiológicos a não ser após longas e difíceis operações de navegação entre programas computacionais. Uma vez que a unificação dos bancos parece difícil mesmo no estágio atual da informática, que possibilidades outras haveria para facilitar a adequação dos bancos? É uma pergunta que fazemos e gostaríamos de saber a resposta, pois ajudaria na governança do sistema.

https://doi.org/10.52753/bis.v16i2.35683
PDF

Referências

1. Heimann LS, Castro IEN, Junqueira V, Ibanhes LC, Luiz OC, Kayano J, et al. Gestão Regional do SUS São Paulo: rumo ao pacto de gestão. São Paulo: Instituto de Saúde;2007. 114p. (Temas em Saúde Coletiva, 5).
2. Heimann LS, Pessoto UC, Junqueira V, Castro IEN, Kayano J, Nascimento PR, et al. Quantos Brasis? Equidade para alocação de recursos no SUS. São Paulo: Instituto de Saúde; 2002.
3. Heimann LS, Ibanhes LC, Boaretto RC, Castro IEN, Telesi Júnior E, Cortizo CT, et al. Atenção primária em saúde: um estudo multidimensional sobre os desafios e potencialidadesna Região Metropolitana de São Paulo (SP, Brasil). Ciênc saúde coletiva. 2011;16( 6 ): 2877-2887.
4. Heimann LS, Cortizo CT, Castro, IEN, Kayano J, Rocha, JL, Nascimento PR, et al. Descentralização do Sistema Único de Saúde: trilhando a autonomia municipal. São Paulo: SOBRAVIME; 2000.
5. Heimann LS, Carvalheiro JR, Donato AF, Ibanhes LC, Lobo EF, Pessoto UC. O Município e a Saúde. São Paulo: Hucitec; 1992.
6. Heimann LS, Ibanhes LC, Barboza R, organizadores. O público e o privado na saúde. São Paulo: Hucitec; 2005. 239p. (Saúde em Debate, 160).
7. Junqueira V, Pessoto UC, Kayano J, Nascimento PR, Castro IEN, Rocha JL, et al. Equidad en la salud: evaluación de políticas públicas en Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil,1993-1997 Cad. Saúde Pública. 2002;18(4):1087-1101.
8. Mendes A, Kayano J, Heimann LS, Junqueira V, Castro IEN, Ferreira MRJ. et al. Apuração do gasto SUS regionalizado no estado de São Paulo. São Paulo: Instituto de Saúde;2008. 132p. (Temas em Saúde Coletiva, 6).
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2015 Umberto Catarino Pessoto, Lauro Cesar Ibanhes, Luiza Sterman Heimann

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...