Prontuários médicos e a memória da saúde brasileira
artigo

Palavras-chave

Prontuários médicos
Saúde brasileira

Como Citar

Bertolli Filho, C. . (2006). Prontuários médicos e a memória da saúde brasileira. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, (38), 12–15. Recuperado de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/37511

Resumo

O renovado movimento que, nas últimas décadas, atingiu tanto as Ciências Humanas quanto as Ciências Médico- Biológicas colocou em destaque, dentre outros, os
profi ssionais da saúde, os doentes e as doenças enquanto “personagens” dotados de potenciais explicativos não só dos processos biológicos e psicológicos, mas também de múltiplas instâncias da vida social. Com isso, os arquivos médicos ganharam nova importância, alargando as perspectivas de análise, não só por se apresentarem como fontes originais para o estudo das atividades das instituições e dos agentes da saúde, mas também por permitirem, como quer Lain Entralgo (1984), uma melhor compreensão das experiências individuais e coletivas com a enfermidade, os estigmas, a dor e a morte.

artigo

Referências

BERTOLLI FILHO, C. História social da tuberculose e do tuberculoso: 1900-1950. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2001.
______. História social do tuberculoso: perspectivas documentais. Cadernos de História e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro,v.2, p. 42-50, 1992.
______. O discurso médico nos prontuários clínicos. Intercâmbio, São Paulo, v.5, 1996ª p.17-24.
______. Prontuários médicos: fonte para o estudo da história social da medicina e da enfermidade.História, Ciência e Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro,v.3, n.1, 1996b. p. 173-180.
BRITTO, L.P.L. Medicina e discurso. Campinas: Papirus, 1988.
CLAVREULl, J. A ordem médica. São Paulo: Brasiliense, 1983.
FOUCAULT, M. O nascimento da clínica. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1977.
LAÍN ENTRALGO, P. Antropologia médica. Barcelona: Salvat, 1984.
______. La relación médico-enfermo. Madrid: Alianza, 1983.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...