Tratando-se de violência
artigo

Palavras-chave

Violência
Saúde

Como Citar

de Moraes Bourroul, M. L., & Fereira Réa, M. (2004). Tratando-se de violência. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, (33), 19–20. Recuperado de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/37589

Resumo

O termo violência pode ser definido, de uma forma simples, como constrangimento físico ou moral, uso de força ou coação. No entanto, na prática, trata-se de um
fenômeno de conceituação complexa, variando muito segundo valores culturais vigentes num determinado período da história de uma população.
Para a Saúde, a violência pode ser classificada em acidentes e violências (BRASIL, 2001). O acidente é o evento não intencional e evitável causador de lesões físicas
e/ou emocionais, no âmbito doméstico ou em outros ambientes sociais, como trabalho, trânsito, escola, esportes e lazer. A violência é o evento representado por
ações realizadas por indivíduos, classes ou nações que ocasionam danos físicos, emocionais, morais ou espirituais a si próprio ou a outrem. Na Classificação
Internacional das Doenças (OMS,1995), tais agravos, que podem ou não levar à morte, são agrupados sob a denominação de causas externas.

artigo

Referências

DADOUN, R. . A violência: ensaio a cerca do Homo Violens. Coleção Enfoques - Filosofia. Rio de Janeiro. Editora Disel, 1998.
MELLO JORGE, M. H.; CASCÃO, M.; SILVA, R. C. Acidentes e violências: um guia prático para o aprimoramento da qualidade de sua informação. Centro da OMS para Classificação de Doenças em Português (FSP – USP) (MS) – Série Divulgação nº100. São Paulo, 2003.
MINAYO MCS, Assis SG. Saúde e violência na infância e na adolescência. Jornal de Pediatria, v.70. no.5,1994: 263-6.
MINAYO MCS. Violência contra crianças e adolescentes: questão social, questão da saúde. Brás. Saúde Materno-infantil; 1(2), maio-ago.2001:91 –102.
BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Redução de Morbi-mortalidade por Acidentes e Violência. Brasília, DF. 2001 (série E. Legislação de Saúde nº 8).
BRASIL. Ministério da Saúde – Secretaria de Assistência à Saúde. Notificação de maus-tratos contra crianças e adolescentes pelos profissionais de saúde. Brasília. DF. 2003.
NUNES ED. A opção pela carreira médica. In: Sobre a Sociologia da Saúde. São Paulo. Hucitec.1999: 173– 208.
NUNES ED. Uma experiência de ensino. In: Sobre a Sociologia da Saúde. São Paulo. Hucitec.1999: 209-34.
OMS – Classificação Estatística Internacional das Doenças e Problemas Relacionados à Saúde. São Paulo, CBCD,1995.
SÃO PAULO (cidade). PRO-AIM. Programa de Aprimoramento de Informações de Mortalidade –CEINFO.
SCHRAIBER, L. B. Educação Médica e Capitalismo – um estudo das relações educação e prática médica na ordem social capitalista. São Paulo – Rio de Janeiro. Hucitec – Abrasco, 1989.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...