Capela do Socorro saudável
artigo

Palavras-chave

Políticas públicas
Qualidade de vida

Como Citar

de Campos Lico, F. M., & Ramo Aneiros Fernandez, R. M. (2004). Capela do Socorro saudável: um desafio para as políticas públicas. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, (32), 16–17. Recuperado de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/37959

Resumo

O município de São Paulo vem realizando um complexo processo de descentralização políticoadministrativo. A Lei nº 13.399 de 1º de agosto de 2002 criou 31 subprefeituras, e, no presente artigo, trataremos da experiência da subprefeitura Capela do Socorro. Esta é a maior em termos populacionais, com 563.922 habitantes (FUNDAÇÃO IBGE, 2000), e a segunda maior em território, compreendendo 134 km² da porção sul do município. É constituída pelos distritos administrativos de Socorro, Cidade Dutra e Grajaú, sendo 82% de sua área abrangida pela lei de proteção aos mananciais. Caracterizase por possuir uma população jovem e pauperizada, o que contribui para elevadas taxas de mortalidade por homicídio e altos índices de gravidez na adolescência. Possui escassos recursos sociais, insuficientes equipamentos de saúde, problemas de infraestrutura urbana, revelando acentuado grau de exclusão social.

artigo

Referências

ASHTON, J et. Al. Health cities WHO new public health iniciative. Health Promot.,1986.

FUNDAÇÃO IBGE. Censo demográfico 2000. Rio de Janeiro 2000.

FUNDAÇÃO SEADE. Índice de Vulnerabilidade juvenil. São Paulo 2002. Disponível em: http;/www.seade.gov.Br/ivj/.

HANCOCK,T.& DUHL,L. Health cities: promoting health in the urban context. Copenhagen, WHO,1986.

JUNQUEIRA L. A. P. Novas formas de gestão na saúde: Descentralização e intersetorialidade. Rev. Saúde e Sociedade: Cidades Saudáveis. Faculdade de Saúde Pública da USP e Associação Paulista de Saúde Pública, São Paulo, 6 (2) : 31- 45, agost/dez, 1997.

JUNQUEIRA,L.A.P. & INOJOSA, R.M. Desenvolvimento social e intersetorialidade: a cidade solidária. São Paulo, FUNDAP,1997.

PMSP/ARCS. Plano de Ação do Governo Local da Capela do Socorro, julho, 2002.

PMSP/SPCS. Projeto Capela do Socorro Saudável, março, 2003.

SILVEIRA C; BOCAYUVA C e ZAPATA T. Ações integradas e desenvolvimento local: tendências oportunidades e caminhos. In: Spink P; Caccia Bava S. e Paulics V. Novos contornos da gestão local: conceitos em construção. São Paulo, Pólis, 2002.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Fátima Madalena de Campos Lico, Regina Mara Ramo Aneiros Fernandez

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...