Amamentação e cor da pele
artigo

Palavras-chave

Amamentação

Como Citar

Ferreira Rea, M. (2003). Amamentação e cor da pele. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, (31), 15–15. Recuperado de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/38028

Resumo

Diversos são os estudos – especialmente nos EEUU - que mostram que a população negra ou afro-descendente amamenta mais que a branca. No Brasil, os povos afrodescendentes apresentavam no período colonial o hábito do aleitamento natural prolongado. Neste período, as amas-de-leite negras, as “mães pretas”, estavam presentes na vida das famílias brancas, fato esse documentado por diversos autores, como Gilberto Freyre, entre outros. O fim da escravatura e a progressiva miscigenação do negro, na sociedade brasileira, levaram essa raça a mesclar seus costumes, mudando hábitos culturais e, por diversas razões, cuja análise não nos cabe aqui realizar, a situar-se entre os menos favorecidos ou entre os excluídos socialmente.

artigo

Referências

REA, M.F. Avaliação das práticas diferenciais de amamentação: a questão da etnia. Revista de Saúde Pública, [s.l.]v.28, n.5, p.365-72, 1994.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2003 Marina Ferreira Rea

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...