Resumo
Na sociedade do capitalismo globalizado, observase o recrudescimento da tendência totalitária em virtude do acirramento da contradição própria de um desenvolvimento tecnológico atrelado à reprodução da miséria e das desigualdades sociais. Nesse mundo tecnologizado, o progresso conduz à legitimação da intolerância através da padronização e valorização de condutas sociais calcadas no binômio superioridadeinferioridade. Um mercado voraz, que tende a combinar altos índices econômicos com elevados índices de marginalização de indivíduos da atividade produtiva organizada, desta forma excluindo-os da vida da sociedade, concorre simultaneamente para a desestruturação de laços comunitários e para o desenvolvimento de outros processos, como a delinqüência e a violência. O resultado é que a dimensão do ‘outro’ desaparece. A perspectiva de uma vida em comunidade e dos propósitos humanos se deterioram no conjunto da vida social.
Referências
ADORNO, T.& HORKHEIMER, M., “Dialética do esclarecimento”, tradução de Guido Antonio de Almeida, Rio de Janeiro, Jorge Zahar editor, 1986.
ADORNO, T. Sobre a Música Popular- Reproduzido de Adorno T.W. & Simpson, G. On popular music. In: Hokheimer, Max, ed. Studies in Philosophy and social science. Nova York, Institute of Social Research, 1941. v.IX, p.17- 48.BIRMAN, J. Psicanálise Ciência e Cultura. Rio de Janeiro, Editora Zahar ,1994.
CHAUÍ, M. S. Participando do debate sobre a mulher e a violência. Perspectivas antropológicas da Mulher. Rio de Janeiro, Zahar, 1985.
CROCHIK, J.L. PRECONCEITO – indivíduo e sociedade. São Paulo, Ed. Probel, 1997.
DEBORD, G.. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro. Ed. Contraponto.1997.
LASH, C. O Mínimo Eu - Sobrevivência psíquica em tempos difíceis. São Paulo. Ed. Brasiliense, 1990.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2003 Marisa Fefferman