No limiar entre o homem e o inseto
artigo

Palavras-chave

Desigualdade social

Como Citar

Fefferman, M. (2003). No limiar entre o homem e o inseto. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, (30), 16–17. Recuperado de https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/38053

Resumo

Na sociedade do capitalismo globalizado, observase o recrudescimento da tendência totalitária em virtude do acirramento da contradição própria de um desenvolvimento tecnológico atrelado à reprodução da miséria e das desigualdades sociais. Nesse mundo tecnologizado, o progresso conduz à legitimação da intolerância através da padronização e valorização de condutas sociais calcadas no binômio superioridadeinferioridade. Um mercado voraz, que tende a combinar altos índices econômicos com elevados índices de marginalização de indivíduos da atividade produtiva organizada, desta forma excluindo-os da vida da sociedade, concorre simultaneamente para a desestruturação de laços comunitários e para o desenvolvimento de outros processos, como a delinqüência e a violência. O resultado é que a dimensão do ‘outro’ desaparece. A perspectiva de uma vida em comunidade e dos propósitos humanos se deterioram no conjunto da vida social.

artigo

Referências

ADORNO, T.& HORKHEIMER, M., “Dialética do esclarecimento”, tradução de Guido Antonio de Almeida, Rio de Janeiro, Jorge Zahar editor, 1986.

ADORNO, T. Sobre a Música Popular- Reproduzido de Adorno T.W. & Simpson, G. On popular music. In: Hokheimer, Max, ed. Studies in Philosophy and social science. Nova York, Institute of Social Research, 1941. v.IX, p.17- 48.BIRMAN, J. Psicanálise Ciência e Cultura. Rio de Janeiro, Editora Zahar ,1994.

CHAUÍ, M. S. Participando do debate sobre a mulher e a violência. Perspectivas antropológicas da Mulher. Rio de Janeiro, Zahar, 1985.

CROCHIK, J.L. PRECONCEITO – indivíduo e sociedade. São Paulo, Ed. Probel, 1997.

DEBORD, G.. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro. Ed. Contraponto.1997.

LASH, C. O Mínimo Eu - Sobrevivência psíquica em tempos difíceis. São Paulo. Ed. Brasiliense, 1990.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2003 Marisa Fefferman

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...