Resumo
Amamenatar bebês de baixo peso e prematuros há muito constitui um desafio para mães, pediatras e enfermeiras.
Em dezembro de 1999, o Ministério da Saúde lançou a Norma de Atenção Humanizada ao Recém-nascido de Baixo Peso (Método Canguru), que oferece as diretrizes para sua aplicação nas unidades do SUS-Sistema Único de Saúde. Em linhas gerais, essa norma prevê: 1. abertura das unidades neonatais de forma ampla aos pais, possibilitando que, o mais precocemente possível, possam
tocar o(a) filho(a); 2. contato pele a pele prolongado, particularmente com a mãe, para propiciar o bem estar e a adaptação mais rápida do bebê à vida extra-uterina e melhorar o desempenho da amamentação; 3. alta mais precoce do bebê e continuidade do contato pele a pele no domicílio até cerca de 40 semanas de idade gestacional. Diretrizes similares foram publicadas pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo - Resolução SS - 62, de 5-6-2001, Aprova as Normas de Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso (Método Canguru) no Estado de São Paulo.
Referências
Toma TS. Método mãe canguru: como facilitar aleitamento materno em recém-nascidos de baixo peso ao nascer. São Paulo: Instituto de Saúde; 2002.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2002 Tereza Setsuko Toma