O discurso da sexualidade e aspectos psicossociais das disfunções sexuais
PDF

Palavras-chave

Sexualidade
Vaginismo
Michel Foucault

Como Citar

Osawa, R. N. T., & icotte, L. G. N. (2021). O discurso da sexualidade e aspectos psicossociais das disfunções sexuais. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 22(1), 71–77. https://doi.org/10.52753/bis.v22i1.38607

Resumo

Considerando que a história da sexualidade está vinculada ao discurso que a ordena, este trabalho tem como proposta uma análise
e problematização dos poderes discursivos e seus possíveis desdobramentos sobre a sexualidade dos sujeitos, relacionando-o com
os aspectos biopsicossociais das chamadas “disfunções sexuais”, como vaginismo, dispareunia e desejo sexual hipoativo, entre outros. De acordo com Michael Foucault, a sociedade capitalista que se desenvolveu no século XVIII não reagiu ao sexo com uma recusa em reconhecê-lo, mas, por meio de um tabu disfarçado, instalou todo um aparelho para produzir discursos verdadeiros e normativos sobre ele. Isso ocorreu como se houvesse necessidade dessa produção de verdade, como se fosse essencial que o sexo se inscrevesse não somente numa economia do prazer, mas também num regime ordenado de saber. Assim, busca-se compreender de que forma esses discursos desencadeiam repressões e autorrepressões sexuais nos sujeitos e também por meio do discurso, buscar possibilidades de os sujeitos lidarem de formas menos repressivas com suas respectivas sexualidades ou assexualidades, olhando para tais questões não apenas como uma normativa, mas considerando o que os sujeitos podem e desejam.

https://doi.org/10.52753/bis.v22i1.38607
PDF

Referências

Serra M. Qualidade de vida e disfunção sexual: vaginismo[dissertação]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 2009.

Pontes AF. Sexualidade: vamos conversar sobre isso? promoção do desenvolvimento psicossexual na adolescência: implementação e avaliação de um programa de intervenção em meio escolar [tese]. Porto: Instituto de Ciências Abel Salazar; 2011.

Conceição ISC. Sexualidade feminina. In: Tedesco J, Cury A, organizadores. Ginecologia psicossomática. São Paulo: Atheneu; 2007. p.131-142.

Aldana A. Mulher, sexualidade e sexo seguro. In: Paiva V, organizador. Em tempos de aids. São Paulo: Summus; 1992. p.158-165.

Zampieri AMF. Erotismo, sexualidade, casamento e infidelidade: sexualidade conjugal e prevenção do HIV e da aids. São Paulo: Ágora; 2004.

Seixas AMR. Sexualidade feminina. São Paulo: Editora Senac; 1998.

Fregonese AA, Bruscato WL. Desenvolvimento psicossexual feminino. In: Tedesco JJ, Cury A, organizadores. Ginecologia Psicossomática. São Paulo: Atheneu; 2007. p. 27-34.

Moreira RLBD. Vaginismo. Rev. Méd. Min. Ger. 2013; 23(3):36-342.

Organização Mundial da Saúde - OMS. CID-10: classificação estatística internacional de doenças . São Paulo: Edusp; 1993. v.1

American Psychiatric Association. DSM-5: manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. São Paulo: Artmed Editora; 2014.

Instituto Kaplan, Helen S. A nova terapia do sexo: tratamento dinâmico das disfunções sexuais. Silva OB, tradutor. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; 1977.

Masters WH, Johnson VE. A incompetência sexual. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; 1979.

Valins L. Quando o corpo da mulher diz não ao sexo: compreendendo e superando o vaginismo. Lamas N, tradutor. Rio de Janeiro: Imago Editora; 1994.

Foucault M. História da Sexualidade: a vontade de saber. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra; 2015. v. I

Federici S. Calibã e a bruxa: mulheres, corpos e acumulação primitiva. São Paulo: Editora Elefante; 2019.

Boss M. Existential foundations of medicine and psychology. New York: Jason Aronson; 1979.

Bastos ROA. A impossibilidade da entrega: o vaginismo numa visão clínica [dissertação]. Rio de Janeiro: Universidade Gama Filho. ; 2003.

Aliaga PP, Ahumada SG, Villagrán O. Disfunciones sexuales: asistencia clinica y factores asociados em ginecologia.

Rev Chil Obstet Ginecol. 2000; 65(6):444-452.

Vieira JA. A identidade da mulher na modernidade. São Paulo: Delta; 2005. v.21.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Rafaela Naomi Takahashi Osawa, Luiz Guilherme Nunes icotte

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...