Educação para a Moderação
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Palavras-chave

Crianças e Adolescentes
Educação em saúde
Alimentação
Medicações e drogas
Redução de danos

Como Citar

Figueiredo, R., & Eluf, M. L. (2020). Educação para a Moderação: Redução de Danos na abordagem educacional de crianças sobre produtos químicos e drogas. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 21(2), 182–191. https://doi.org/10.52753/bis.v21i2.39699

Resumo

O artigo relata o desenvolvimento de materiais educativos visando o estímulo ao desenvolvimento de noções de autocuidado em
saúde e de moderação de consumos e usos de diversas substâncias, favorecendo uma abordagem de autorresponsabilidade,
a partir da persepctiva de Redução de Danos e não amedrontadora, para a educação em saúde de crianças. São apresentados os
cadernos de exercícios para Ensino Fundamental I, que, através de exercícios e estímulo a pesquisa e análise, abordam o contato
com produtos químicos de higiene pessoal e limpeza doméstica, a atenção no consumo alimentar e a moderação do consumo de
alimentos prejudiciais, o contato e uso de medicamentos e os perigos de automedicação e ingestão dos mesmo sem acompanhamento de profissionais de saúde, a importância do autocuidado e da frequência à serviços de saúde, enquanto saúde preventiva, e o consumo social e prejuízos do ácool e do cigarro, enquanto drogas legalizadas que necessitam de atenção e moderação de uso.

https://doi.org/10.52753/bis.v21i2.39699
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