Profissão vivida no SUS
pdf

Palavras-chave

Sistema Único de Saúde

Como Citar

Sarmento de Souza Aranda, C. M. (2023). Profissão vivida no SUS. Boletim Do Instituto De Saúde - BIS, 24(Edição especial), 47–50. https://doi.org/10.52753/bis.v24iEdição especial.39933

Resumo

Minha trajetória como médica me permitiu vivenciar o Sistema Único de Saúde sob diferentes aspectos. O início da carreira foi em 1982, como residente na prefeitura de São Paulo, com programação reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e curso no Hospital Infantil Menino Jesus (HIMJ). Diferentes estágios no pronto-socorro e enfermaria no Hospital do Tatuapé; na enfermaria e ambulatórios de especialidades do HIMJ; no berçário da Maternidade Cachoeirinha; na atenção a intoxicações no Hospital do Jabaquara; na atenção básica no Centro de Saúde do bairro de São Mateus. Esses espaços motivaram a minha continuidade no serviço público. E exerci atendimento pediátrico em diferentes unidades da Zona Leste da capital paulista.
Frequentei encontros regionais dos pediatras para atualização de protocolos, tratamentos e fluxos de referenciamento definidos na organização municipal; compareci a módulos de capacitação para diferentes agravos; vivenciei a implementação das Ações Integradas de Saúde (AIS) e do Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde (SUDS); participei de atendimentos multidisciplinares dentro e fora da unidade de saúde.

https://doi.org/10.52753/bis.v24iEdição%20especial.39933
pdf

Referências

Boletim do Instituto de Saúde. São Paulo: Instituto de Saúde;2023;24 (Edição Especial).

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Clelia Maria Sarmento de Souza Aranda

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...